CURIOSIDADES SOBRE A ESCRAVIDÃO NEGRA NO BRASIL

8 05 2009

escravidão i
Favor não tomar estes escritos como uma romantização da escravidão negra no Brasil. O sofrimento dos escravos perdura até os dias atuais em seus descendentes, e quase são inesgotáveis, as formas de percepção do preconceito que se abate sobre os herdeiros daqueles que outrora – com sangue, suor e vidas perdidas – constribuiram decisivamente para as bases do desenvolvimento econômico, cultural e social deste país.

Seguem publicadas aqui, algumas curiosidades do cotidiano dos escravos/as no período colonial brasileiro que podem nos dar uma vaga idéia da dureza e crueza da vida dessas pessoas no seu fazer diário.

1. Terra de branco, a Casa Grande era fortaleza, banco, escola e hospedaria;

2. Na sala, as orações eram feitas em latim. Os africanos reinterpretavam: RESURREXIT SICUT DIXIT ( ressuscitou, como havia dito), que virou, na prática, “reco-reco Chico disse”;

3. Crianças brancas e negras andavam nuas e brincavam até os 5 ou 6 anos anos de idade. Tinham os mesmos jogos, baseados nos mesmos personagens fantásticos do folclore africano. Mas aos 7 anos, a criança negra enfrentava sua condição e precisava começar a trabalhar;

4. Não havia escola para escravos e forros, mas, algumas poucas vezes, aqueles que trabalhavam na casa-grande, bilingues na prática, ia à sala de aula;

5. A cozinha era muito valorizada na casa-grande. Conquistou o gosto dos europeus e brasileiros para os pratos de origem africana como vatapá e caruru, comuns na mesa patriarcal do Nordeste. A cozinha ficava num anexo da casa, separada dos cômodos principais por depósitos ou áreas internas ;

6. A senzala, um único espaço se destinava ao lazer e sono de todos os escravos;

7. Normalmente, divisões internas da senzala separavam homens e mulheres. Mas, algumas vezes, era permitido aos poucos casais aceitos pelo senhor morarem em barracos separados, de pau-a-pique, cobertos com folhas de bananeira;

8. Aos domingos, os escravos tinham direito de cultivar mandioca e hortaliças para consumo próprio. Podiam, inclusive, vender o excedente na cidade. A medida combatia a fome do campo, pois a monocultura de exportação não dava espaço a produtos de subsistência;

9. Quando a noite caia, o som dos batuques e dos passos de dança dominava a senzala. As festas e outras manifestações culturais eram admitidas, pois a maioria dos senhores acreditava que isso diminuia as chances de revolta;

10. Em Salvador, primeira capital do Brasil, quase a metade da população era escrava;

11. Com a expansão das cidades, multiplicam-se escravos urbanos em ofícios especializados, como pedreiros, vendedores de galinhas, barbeiros e rendeiras. Os carregadores zanzam de um lado a outro, levando baús, barris,, móveis e, claro, brancos.

12. Forras quituteiras faziam doces de tabuleiro e rivalizavam com as receitas das escravas que pilotavam as cozinhas das senhoras. Além de atrair clientes, elas tinham de cuidar dos filhos, brincando à sua volta. Pelas ruas das cidades, haviam crianças aos montes e muito barulho;

13. Nas esquinas, forros e escravos de mesmas etnias ou ofícios se reuniam à espera de clientes. Eram “cantos”, agrupamentos estimulados pela administração pública, que instigaca hostilidades entre os negros para evitar a associação em massa contra a elite branca.

Fonte: Aventuras na História.

No espaço para “comentários”, o leitor/leitora pode contribuir com suas análises, criticando, aprofundando e acrescendo o texto com mais riqueza de informações. Estes comentários podem ser publicados aqui no Mania de História, a depender da qualidade e pertinência dos mesmos.
joaquim

Nota: O Pernambucano Joaquim Nabuco foi e é tido por muitos como um dos grandes abolicionistas do Brasil. De fato, a história não pode negar-lhe esta bandeira, mas em sua trajetória de vida são encontradas muitas fissuras e contradições que são explicadas como: “era um homem de seu tempo”.
Clicando aqui, você encontrará um artigo da revista Veja (2005) com observações bem postas a respeito da formação e das idéias do renomado embaixador e defensor do fim da escravidão no Brasil.

O fator Nabuco (Revista Continente Multicultural)

Quem quiser saber sobre a vida da Princesa Isabel, clique aqui.

Ações

Information

70 responses

17 09 2009
Maria eduarda

É muito bom saber sobre a escravidão

7 10 2009
Débora

por favor envia coisas sobre a escravião para o meu orkut

27 10 2009
Amanda Colégio Cristão Águia

Muito legal,sei sobre a matéria mais as curiosidades eu não sabia são mto legais ta d parabéns

18 11 2009
lara duarte

que bosta

19 11 2009
gerundio

ate q ele é legal

20 12 2009
gostoso

é bom por que eu quero passar de ano , se nao isso seria uma merda uma grande bosta , um cão chupando manga, LIXO !

4 02 2010
JOSE RICARDO PEREIRA DA SILVA

Desumanidade igual a esta e uma tristeza,por isto Deus criou a vida e a morte ,para mostrar-nos que somos todos iguais

4 02 2010
negro de coraçao

Ai o gostoso seu filho de uma galinha vc dis isso pq vc e um filhinho de papai que so sabe o que e negro quando vc e sua mae dao o rabo p nos

1 03 2010
Negro Branco

O cara de cima parece gostar de paus.

24 03 2010
luciana

eu gostei muito tem muitas coisas enteresantes vai me ajudar muito no trabalho obrigado

11 05 2010
bosra roliça

negro branco é gay,micheal jackson virou branco pa ser gay cuidado negro branco
se n aguenta a vara pegue o cacetinho
negro de coraçao é um fdp q chupa ovos crus,negro anda de onibus pa ver quem é mais forte
jopse fez uma frase bonita q expressa td q eu penso
escravidao é um sistema antieconomico e atormentou a vida de pessoas inocentes q eram retiradas dos seus lares por anos

11 05 2010
bosta roliça mole

negro branco é gay,micheal jackson virou branco pa ser gay cuidado negro branco
se n aguenta a vara pegue o cacetinho
negro de coraçao é um fdp q chupa ovos crus,negro anda de onibus pa ver quem é mais forte
jopse fez uma frase bonita q expressa td q eu penso
escravidao é um sistema antieconomico e atormentou a vida de pessoas inocentes q eram retiradas dos seus lares por anos
chupem nugets

13 05 2010
Oliveira

Pena q tenhamos ,ainda,pessoas explicitando comentários tão pobres de conteúdos,inclusive com expressões chulas,em contexto tão rico feito este.
Sugiro publicações sobre o Day After 13 d maio.O menospreso social pós abolição.

23 05 2010
maria paula

aheiiiii muito interesante

23 05 2010
maria paula

nossaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!que paia eu tenho tudo mentiraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

14 08 2010
aline

vão tomar no cú seus fudidos

18 10 2010
danieli

seus bando de idiotas seus burrosssssssss!!!
naõ sabem valorizar uma boa informação !!seus merda se não gostou faz melhor seus gay!!!!!

16 11 2010
luckie

seus bando de idiotas seus burrosssssssss!!!
naõ sabem valorizar uma boa informação !!seus merda se não gostou faz melhor seus gay!!!!²

18 11 2010
luciana

MUITO BOM OS TEXTOS ACIMA, PENA QUE AS PESSOAS NÃO VALORIZEM A HISTÓRIA PARA MELHORAR O NOSSO DIA A DIA A MNEIRA DE VER O MUNDO E AS PESSOAS POR ISTO QUE O BRASIL ESTA DO JEITO QUE ESTA.

3 12 2010
franciielly e natalia

e muito bom saber sobre a escravidão a aprendemos muitas coisas que não sabemos conpartilhamos um pouca de nossa vida
com esse site aprendemos tambem a valorizar mais os negros escravos e seus descentes
aprendemos tambem a ver melhor suas culturas e crenças e que mesmo sem querer fazem parte da nossa vida
naõ devemos ter preconceito contra os negros

28 01 2011
rafael

porque eu asae muito legal porque porque tem muitas coisas que eu nao vir

28 01 2011
rafael

mais pode melhorar esa historia

24 03 2011
joana

é muito bom saber sobre a escravidão os castigos,a alimentação e etc e outras coisas.então autor ou autora parabens pelo texto que voce fez sobre a vida dos escravos negros.gostei muito do seu texto.
xau

31 03 2011
Renata

ESCRAVIDÃO NOS FALAMOS QUE SÃO NEGROS QUE SÃO OBRIGADOS.. E TAMBEM APRENDEREMOS MUITO MAIS QUE ISSO QUE ESTAMOS FALANDOO AGORA .
QUEM QUIZER MELHORAR MUITO MAIS QUE ISSO QUE ESTA AGORA SO TER ESFORÇO CRE NO NOSSO DEUS QUE ELE VAII TE AJUDAR.. FOI MUITOO BEOM ESVREVER ESSE TEXTO AMIGOS.

FIQUE COM DEUS TODOS ♥

[RED] Renata

31 03 2011
Renata

DEUS SEMPRE ANDAREI NOS SEUS CAMINHOS ……

28 04 2011
Eu

Oi

7 06 2011
hillary

nada a ver quem fala que essa materia e lixo nao da valor nem pra si mesmo pq isso e pura historia verdadeira e essa pessoa e uma ipocrita arrogante que nao sabe valorizar sua propria cultura de um povo que sofreu tanto e que foi tratado como animal paraa poder nao deixar sua cultura morrer!!!!! esse idiotas que vivem falando merda na internete nao sabe valorizar nada de nada na vida eles que se fodaqm pq essa materia e otimaaaaaaaaaa

18 06 2011
tsgrst

merda

19 06 2011
dafne violetti ferreira

acho super legal toda esta coisa de negro e de rasismo,não que eu seja rasista,eu ja fui todo mundo da minha familia achava totalmente errado,e então eu não sou mais!!!!!!

19 06 2011
carina oliveira pereira

e tudo um cu de bosta fedida!!!!!!!!!!!!!

25 08 2011
Egidio José Costa

Como descendente de africanos (avô paterno( filho de escravo, mas liberto pela lei do ventre livre) e de avó descendente de alemães), espanhóis (bisavó) e indio (avô), tenho uma constituição genética bem definida, mas na pele não muito bem explicada e nem menos na certidão de nascimento, onde consto como “pardo” (como papel de enrolar peixe), as vezes no meio de bancos sou chamado de “branquinho, amarelo, moreninho, mulato”, mas este artigo poderia ir mais fundo na questão da farsa que foi a liberdade da etnia negra, de como as mulheres muitas delas nobres da África foram violentadas, como foram enclausuradas em celas com 10 á 15 homens negros para cada mulher (para a “cruza”), como seus filhos, após serem abusadas pelos então “senhores europeus (espanhois e portugueses” eram depositados na “Roda” da Santa Casa de Misericórdia, ou muitos eram mortos pelas suas mães para não serem escravos e abusados…
Poderia citar como os negros foram dizamados nas guerras do Paraguai, por exemplo, que em troca da suposta liberdade, concedida pela então gentil Princesa Isabel, deixou-os sem casas, empregos, sem dignidade e muito se obrigaram novamente a serem escravos em troca de comida ou favores, como muitos foram para as periferias, para as “malocas” do Bixiga, Santa Cecilia, na Rua Conde de São Joaquim, em condições muitas vezes sub-humanas….
Poderia citar que estes negros, em troca de terras, foram colocados no front de batalha, com a promessa que se voltassem herdaria terras, para sí e suas familias, e muitos morreram mas alguns retornaram em vida, por isso temo o bairro do Bixiga entre outros que ainda a elite branca tenta empurrar os negros destes locais para as periferias, isto é historia!
Por isso muitos ignorantes como estes que postaram comentários esdruxulos, preconceituosos, bem na linha desta elite podre da nossa cultura brasileira, que se alimentaram por décadas de “historinhas da Carochinha” dos livrinhos pedagógicos das escolas idiotizantes.
Vamos ser cidadãos conscientes da sua cultura e de sua história, pois um povo sem passado, não tem história, e sem história é apto para ser coônia!

25 10 2011
joseane

muito interesante essa hitoria estou fazendo esse comentari na aula de informatica

25 10 2011
joseane

rafael tem geito de ser muito interesante ai galara add ai JOSEANE@11EMAIL.COM msn ta

25 10 2011
gabrielle

mto interessante este site.Me ajudou
pra caramba!s2

25 10 2011
gabrielle

oi galera blz!
me add: Gabrieledias98@hotmail.com
beijosssssssssssssss

27 10 2011
rafaelsbs2011@hotmail.com

parem de xingar gente.Só dou um conselho

28 10 2011
amandanicoledanielle

UUUUUUUUUUUUUUUUUUU QUE MASSA

31 10 2011
jessica amaral

esses comentarios de merda nem sabem nada sobre historia
vão tudo se ferraa caraiii aaaahhh
seus FDP kkkk
hahahahaha

4 11 2011
beatrizmayaramaria

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, pessoa que entende mt do assunto é vc mesmo. beijinhooooos ;x

6 11 2011
cala boca

e uma merda nao fala nada que eu quero

7 11 2011
esther

Violencia e cruldade no coração do homem que teve a coragem de escravizar pessoas inocentes.Um bando de covardes que vão prestar contas com Deus. Nada é encoberto debaixo do céu. Nada ficará impune!!!!

11 11 2011
legal

que show muito legal parabens

24 11 2011
JULYNHAA HAINY MILÁÁ DOS GAROTOS 66'

QUE POHA É ESSA CARALHOO?? SÓ FALAAA INSTRUÇÃO BUCETA!! :@

24 11 2011
WELLINGTON

o julinha dos garotos bem ni mim o gostosa, vem me chu** :9 ‘ web sabe. kkkk GOSTEI, BASTANTE COISA INTERESSANTE

24 11 2011
Maria Gabriele

Gente, o que é isso? Putero? Olha esses comentarios vulgares aaqui em cima! Achei que isso aquii fosse site de estudo e curiosidade, mas fora essa putaria aai, tá tudo muito bom., (y)

24 11 2011
JULYNHAA HAINY MILÁÁ DOS GAROTOS 66'

oo fofa, eu falo o que eu quiser aqui, só falei buceta e caralho! haha o que tem de mais?? :B é boom ele que deu em cima de mim, fazer o que se sem foto eu jaá so gostosa ( 66666 ) haha :9

24 11 2011
Maria Gabriele

Não posso fazer nada se você é uma biscate e os galinhas caem matando em cima! olha teu nome aai, ”dos garotos”’ ? vai pqp! putaria

24 11 2011
JULYNHAA HAINY DOS GAROTOS 66'

putaria é boom! e se tu nao gosta que se dane, mas só diigo uma coisa: táá perdendoooo KKKKKKK ( 66 )) aai como eu to bandiiiiiiida :9 ‘ sem foto eu so toda booa , voce sem foto e falando duas palavras é uma cuzona chata, ‘ hahahahhaahah :B

24 11 2011
WELLINGTON

oooow. essa maria gabriele ia se encantar no gostozao akiiee . muarara ;9 as duas pra fala a verdadi, essa julinha aai tenq vi aq TCHAKA TCHAKA NA BUTHAKA kkkkkkkkkkk ‘ zoei. TO FORA DE BRIGA DE PIRANHA!!

24 11 2011
Gabriela M.

Oi, gostei muito do site! Me ajudou bastante, tão de parabéns, abraçoos! >.<

25 11 2011
louijn

legal

12 03 2012
Katherine

Gente, o conteúdo do texto é informativo e fácil de se entender, pena que pessoas que REALMENTE querem aprender algo, se vêem obrigados à aturar tais hostilidades vindas de certos idiotas por meio de comentários.

1º- Homossexuais são gente como a gente e só porque têm outra preferência sexual eles são humilhados, excluídos e maltratados!
2º- Acho uma (desculpem a palavra por favor) PUTA SACANAGEM ter que aturar esses otários sem nada pra fazer que comentam essas idiotices sem tamanho e ninguém fala NADA! E os comentários CONTINUAM ALI!Pra quem quiser ver e acrescentar mais idiotices!
3º-Eu, uma menina de 12 anos tenho mais sensatez que vocês, que devem ser uns adolescentes que não tem mais nada para fazer e vão falar baboseiras!
4º-Os comentários são para elogios, acrescentar e corrigir informações e/ou dar criticas e sugestões C-O-N-S-T-R-U-T-I-V-A-S!!!!!!!
º-Se não gostou do texto, NÃO COMENTA PORRA!!!!!!

Desculpem o palavreado mais uma vez pessoal e, para o pessoal do blog, o texto está de parabéns!!! :D Só por favor excluam esses comentários sem utilidade!!!

12 03 2012
Louise

Putz manooooo!!!!!!Eu tenho 15 fia….E ooooolha, é verdade seus trouxa!Uma minina com 12 anoooos tem mais vergonha na cara que vocês seus bando de filadamãe que não tem mais o que fazer…E pra certas pessoas aê: Putaria deixa pra vida real CRL!!!!! Vai na esquina caramba!!!!E só pra constar putaria é bom é o caralho!!!!!Isso é coisa de vadia e putenheiro!!!!

13 03 2012
victor hugo

obrigado me ajudou muito nessa pesquisa minha

20 03 2012
kristem

munto interesante esse conteúdo pena que existem pessoas que não levão isto a cério
eu tenho apenas 12 anos mas já consigo saber de muitas coisas usando este site
me ajudou bastante com trabalho escolar!!!!!!
parabens pelo site

22 05 2012
andrya maria

isso mim achudou muito na escola tirei nota 10

1 07 2012
hgfhfg

kkkk igualmente «_» 10 É nois.

2 07 2012
monalisa

essa escravidão foi um otimo trabalho de historia!

21 08 2012
Manu Aguiar

mt bom ,isso vai me ajudar bastante! pena q isso aconteceu antigamente e ainda acontece!
e tem pessoas q nao veem isso!

24 09 2012
joyce

a nao tem nada q eu qira

15 10 2012
Michelle Stocco

Oi , me ajudou bastante muito obrigado, meu trabalho vai ficar tão bom com essas curiosidades PARABENS!!!

6 11 2012
dany

essa merda n me ajudou em nada oq adianta gostar de historia ler as historias e nao servi-la a nada ai q raivaaaa!!!!kkkkkkkkk bjs pra geral aki e dany santana.

19 11 2012
tiaguinho

me adisonen no msn tiaguinho0051
@live.com

25 11 2012
léia gonçalves

muito interessante, é muito bom nós saber as curiosidades da escravidão. parabéns pelo q foi feito

26 11 2012
Aylla

hjhh

9 03 2013
Carmore Brazil

nÃO SEI COMO A DIREÇÃO DESSE SITE PERMITE COMENTÁRIOS DE PESSOAS DE EXTREMA IGNORÂNCIA E FALTYA DE SENSO CRÍTICO DE MANEIRA CULTA , EDUCADA.
DECULPA O TEXTO PUBLICADO RECEBE MEUS PARABÉNS MAS ME ARREPENDI DE TER VINDO AQUI E ACHO DESRRESPEITOSO O SITE PERMITIR ESSES COMENTÁRIOS DE BAIXO CALÃO. NOTA ZERO PARA VOCÊS

9 03 2013
Carmore Brazil

CORREÇÃO:
NÃO SEI COMO A DIREÇÃO DESSE SITE PERMITE COMENTÁRIOS DE PESSOAS DE EXTREMA IGNORÂNCIA E FALTA DE SENSO CRÍTICO DE MANEIRA CULTA , EDUCADA. TALVEZ, PESSOAS IMATURAS, SEM SENSIBILIDADE, PESSOAS QUE NÃO SABEM NEM O QUE ELA PROPRIA REPRESENTA EM UMA SOCIEDADE QUE PREGA A LIBERDADE . NÃO SABEM, NÃO CONHECEM A IMPORTÂNCIA DA CONTRIBUIÇÃO NEGRA PARA NOSSA CULTURA, NÃO SABE QUE MÚSICA O RITMO A COMIDA E TALVEZ UM OBJETO QUE ELES TANTO ADORAM TENHA VINDO DA CULTURA NEGRA LÁ DO PASSADO, ENFIM, PREFEREM FAZER COMENTÁRIOS IDIOTAS, CHULOS, E NO ENTANTO, MOSTRAM A SUA PRÓPRIA IGNORANCIA EXPLÍCITA. NOSSOS JOVENS DEVERIAM APRENDER A TER RESPEITO PELO BRANCO, PELO INDIO, PELO HOMOSSEXUAL, PELO IDOSO, ENFIM, PELO SER HUMANO, DEVERIA NA VERDADE TER RESPEITO POR SI PRÓPRIO. ISSO NÃO É NÃO SERIA APENAS UM DEVER E SIM UMA OBRIGAÇÃO QUANDO SE VIVE EM UMA SOCIEDADE LIVRE.
DECULPA O TEXTO PUBLICADO RECEBE MEUS PARABÉNS MAS ME ARREPENDI DE TER VINDO AQUI E ACHO DESRRESPEITOSO O SITE PERMITIR ESSES COMENTÁRIOS DE BAIXO CALÃO. TO DESCEPCIONADO COM QUE VI AQUI

2 06 2013
FUIMETIDO

PQ ELES FALAM DE MIM

2 06 2013
FUIMETIDO

SO PQ EU SOU NEGRO ELES FALAM DE MIM

24 11 2013
gleiciane dantas

isso é uma injusticia me da vontade de gritar aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 109 outros seguidores

