BREVE HISTÓRIA DO ESTADO DE PERNAMBUCO

pernambucoDesejando acelerar o ritmo da colonização das terras brasileiras, D. João III resolve introduzir um novo sistema político-administrativo, que recebeu o nome de Capitanias Hereditárias. Através deste sistema, pretendia o rei de Portugal executar um rápido desenvolvimento da colônia com um mínimo de desgaste dos cofres reais, pois caberia a cada Donatário (nobre português que recebia a doação de um lote de terra ou Capitania) arcar com todas as despesas para explorar e colonizar a capitania mediante a concessão de alguns direitos aos Donatários tais como o de ministrar justiça, distribuir terras aos colonos, arrecadar os impostos e fundar povoações e vilas, esperava o rei que eles contribuíssem para o rápido povoamento do litoral brasileiro, a fim de impedir a invasão por piratas e corsários nos seus portos ou praias. Dando continuidade ao seu plano, D. João III inicia a primeira fase das doações, que vai de 1534 a 1536, compreendendo as primeiras quatorze Capitanias Hereditárias no Brasil. Falaremos da Capitania de Pernambuco ou Nova Lusitânia. A Capitania de Pernambuco ou Nova Lusitânia, com 60 léguas, localizava-se compreendida entre os rios Igaraçu e o São Francisco. E foi concedida a Duarte Coelho, navegador e soldado da Ásia. Pernambuco foi uma das duas Capitanias que obtiveram um relativo êxito. Com o êxito de duas capitanias, o Rei de Portugal continuou com o sistema e criou o Governo Geral. Em Pernambuco, se estabeleceram vários engenhos, onde a cana de açúcar era o principal produto na lavoura e a mão de obra era escrava. Criou-se a sociedade açúcareira dos grandes latifundiários da cana de açúcar.

LEIA MAIS…

8 responses

14 07 2010
Delmar

É sempre com redobrado interesse que leio textos sobre a História do Brasil em geral e de Pernambudo em particular

Foi bom ter descoberto o seu cantinho

24 11 2010
Edvaldo Cosmo dos Santos

Pois é, o Brasil foi doado a essa gente, que enriqueceu às custas da exploração do trabalho escravo. São exatamente os seus herdeiros, apegados aos seus bens, que hoje são contra a reforma agrária, que nada mais é do que se fazer justiça social diante do enriquecimento sem causa dos donatários e dos senhores donos de engenhos. Só quero registrar que todos eles são devedores de trilhões de reais às classes trabalhadoras, pois suas riquezas foram fruto do suor e do sangue e do sofrimento de muitos negros e de muitas negras.

4 03 2011
Professor Walfrido gomes Historiador ( 03-03-2011)

É Muito bonita a História de Pernambuco. é nessessário que todos os Pernambucanos sem duvida conheçam a sua história. mais, Não devemos esquecer, que toda essa riqueza foi construida com o suor dos negros. E como se não bastasse, ainda por cima, com a libertação em 1888, os que diziam ser seus senhores abriram as porteiras jogano-os nas ruas como se fossem uns bandos de vagabundos. E adotando uma nova mão de obra. A dos imigrantes.Não seria melhor se esses que se diziam seus senhres tivessem aproveitado seus próprios escravos? Dando-lhe uma vida digna de uma pessoa que tanto contribuiu para o seu proprio desenvolvimento ?. Tanto nos engenhos quanto para o seu proprio Estado.Só tenho a lamentar por eles não terem penssado assim.

4 03 2011
Professor Walfrido gomes Historiador ( 03-03-2011)

É Muito bonita a História de Pernambuco. É nessessário que todos os Pernambucanos sem duvida conheçam a sua história. mais, Não devemos esquecer, que toda essa riqueza foi construida com o suor dos negros. E como se não bastasse, ainda por cima, com a libertação em 1888, os que diziam ser seus senhores abriram as porteiras jogando-os nas ruas como se fossem uns bandos de vagabundos. E adotando uma nova mão de obra. A dos imigrantes.Não seria melhor se esses que se diziam seus senhores tivessem aproveitado seus próprios escravos? Dando-lhe uma vida digna de uma pessoa que tanto contribuiu para o seu proprio desenvolvimento ?. Tanto nos engenhos quanto para o seu propio Estado.Só tenho a lamentar por eles não terem penssado assim.

14 03 2011
karina

isso é um lixo internacional !!!!!!!!!!!!

8 07 2011
vasco

a história do nosso estado é algo maravilho, mesmo sabendo que foram os negros que contribuíram para essa nossa realidade temos muito o que agradecer a eles, que infelizmente foram desprezados e humilhados após receberem a sua liberdades,e sendo substituídos por imigrantes que pouco fizeram e tiveram privilégios como salários, porque não contrataram os negros? o nosso estado é muito rico em sua cultura e na sua história é preciso que nós pernambucanos se interesse em resgatar e conhecer melhor a nossa história para poder valorizar ainda mais o nosso estado.

20 04 2013
luana

eotino eu dotei

20 04 2013
luana

issso E”ljbbbbbbbbbbmrn fffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffv ,hbtjruhihyj

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 125 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: