Odeia a mídia? Torne-se a mídia!

28 10 2007

Da Isto É
Intimidades na internet

Celebridades fazem revelações em blogs e dão “furo” na imprensa

RODRIGO CARDOSO

CONFISSÕES Doença na família, celulite e festa de casamento com muletas. Boni, Luana Piovani e Daiane dos Santos abrem o coração online

O cantor americano Jello Biafra (exvocalista da banda Dead Kennedys) é um ativista anticapitalista que foi pré-candidato à Presidência dos Estados Unidos, em 2000. É dele uma frase que virou lema de movimentos de mídia independente: “Odeia a mídia? Torne-se a mídia!” Com 100 milhões de adeptos no mundo, segundo o sistema de buscas americano Technorati, os blogs são uma das ferramentas preferidas de quem pensa como Jello. No Brasil, as celebridades têm transformado seus diários online em confessionários. Em muitos deles, o bordão “não falo sobre a vida particular” não existe. Elas revelam detalhes íntimos na internet e chegam a “dar furos” na imprensa.

“No blog fico mais relaxada em falar intimidades, porque não sinto uma invasão de privacidade”, conta a ginasta Daiane dos Santos, que detalhou online sua recuperação após uma cirurgia no pé esquerdo. A atriz Luana Piovani, que há 12 anos passou a contar suas tropelias online, já deu alguns “furos” em seu diário virtual. Entre trabalhos futuros e namoros assumidos, o de maior destaque foi a revelação de que Caetano Veloso se inspirou nela para escrever a canção Um sonho, o que foi desmentido e depois admitido pelo cantor.

“O blog é mais um elemento na manutenção da celebridade”, diz a professora Ivana Bents, da escola de comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Assim como acontece com colunistas que criaram blogs para repercutir conteúdo com seus leitores, Bents acredita que os artistas terão de fazer o mesmo para se comunicar diretamente com seu público. “Blog é uma expressão sem ruído e interferências”, diz José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, que por anos deu as cartas na programação da Rede Globo e, hoje, se comunica também via blog.

MATERNIDADE Fernanda Lima revelou a gravidez de gêmeos no blog

Filho de Boni, Diogo Boni criou no mês passado um portal que comporta blogs de 187 personalidades. “A Carolina Dieckmann já deu cinco ‘furos’ na imprensa pelo blog. A Cléo Pires, quatro”, diz Diogo. Além de postar uma foto do filho recém- nascido – jóia que todo paparazzo tentou garimpar –, Carolina desmentiu online que estaria internada antes de dar à luz, notícia que causou um mal súbito em sua avó. “O blog não é meu divã”, pondera a atriz Fernanda Lima. Ela, porém, confirmou online que estava grávida de gêmeos. “Quis esclarecer rapidamente no momento que vi a imprensa falando.” Diariamente, de acordo com a Technorati, 1,8 milhão de mensagens são postadas em blogs no mundo todo e 175 mil diários online – ou novas mídias, como diria Jello Biafra – são abertos.

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: