Zumbi dos Palmares

17 11 2007

Mais de 260 cidades comemoram o Feriado da Consciência Negra
Como não é obrigatório, feriado é definido pelas administrações municipais. Data marca a morte de Zumbi e o fim do Quilombo dos Palmares.

Do G1, em São Paulo

O Dia da Consciência Negra – data que marca a morte de Zumbi dos Palmares, em 1695 – será comemorado em mais de 260 cidades no dia 20 de novembro.

Ao todo, 267 municípios enviaram ofícios à Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Sppir) informando que instituíram o feriado no dia 20. Como as prefeituras têm autonomia para aprovar o feriado e não precisam obrigatoriamente comunicar a secretaria, esse número pode ser bem maior.

A data comemorativa foi instituída em território nacional pela lei nº 10.639, de janeiro de 2003. A mesma lei tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas.

Além da morte de Zumbi, após ser denunciado por um companheiro e capturado pelos portugueses, o dia também marcou o fim do Quilombo dos Palmares, o maior do país, em Alagoas. O local chegou a abrigar mais de 30 mil negros.

Para o secretário-adjunto da Seppir, Martvs das Chagas, a proposta do Dia da Consciência Negra surgiu da “necessidade de reconhecer um herói nacional negro, como foi Zumbi dos Palmares”.

“É um resgate da cultura e da identidade nacional, com a perspectiva de mudar a história maldita e perversa que coloca o negro apenas como mão-de-obra escrava”, disse Chagas.

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: