Vergonha Nacional

20 11 2007

Adolescente fica presa em cela com 20 homens por um mês

Caso foi denunciado pelo Conselho Tutelar de Abaetetuba, no Pará.Adolescente teria dito que recebeu ameaça de policiais para deixar a cidade.
Do G1

O Conselho Tutelar de Abaetetuba (PA) denunciou nesta segunda-feira (19) ao Ministério Público e ao Juizado da Infância e da Adolescência o caso de uma garota de 15 anos que ficou presa na delegacia do município com cerca de 20 homens durante um mês.
A adolescente disse ao Conselho Tutelar que teria sido obrigada a deixar a cidade. Segundo a conselheira tutelar Maria Imaculada dos Santos, a estudante contou que foi retirada da cela por um policial e abandonada no cais da cidade. Também teria recebido ameaça para deixar a cidade.

Segundo o Conselho Tutelar, no dia que seria entregue à família, a polícia informou que ela havia fugido da delegacia. A estudante ficou desaparecida por três dias e só foi localizada sábado (17), no cais da cidade.
Na manhã desta segunda-feira, a adolescente foi submetida a exame para verificar se foi vítima de violência sexual. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) pediu a punição dos policiais envolvidos no caso.
De acordo com a Polícia Civil, em Abaetetuba não há carceragem feminina e o procedimento de colocar homens e mulheres na mesma cela seria “normal”. Mesmo tendo passado um mês, a polícia justificou a prisão da adolescente – acusada de furto – por ela não estar com a carteira de identidade para comprovar a idade.

A assessoria de comunicação da Polícia Civil informou que a idade da menor está sendo investigada e que um inquérito policial também será aberto para apurar se a adolescente foi vítima de violência sexual durante o perído em que ficou presa.

A presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-PA, Mary Cohen, disse que ficou chocada com a denúncia. “Mesmo sendo maior, ela não poderia estar em uma cela masculina, sob hipótese nenhuma”, afirmou Mary.
A Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará, responsável pelos presos no estado, ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: