FREVO CENTENÁRIO

14 02 2009

frevo_marciomelo2Os três tipos de frevo
Frevo-canção, de rua e de bloco

São três os tipos de frevo:

Frevo-de-Rua

Primeiro gênero a surgir, diferencia-se dos outros por não conter letra alguma, pois é destinado exclusivamente para ser dançado. Ele ainda pode ter três subdivisões: frevo-abafo, ou de encontro, que levou esse nome porque é tocado quando uma troça ou agremiação quer “abafar” alguma outra que esteja passando na rua. Tem predominância dos instrumentos metálicos, como pistões e trombones. Já o frevo-coqueiro possui notas altas e agudas. O frevo-ventania é o mais suave dos três.

Frevo-canção

Por conta desse estilo, o frevo-de-rua passou a incorporar melodias às suas músicas. Chamado também de marcha-canção, por assemelhar-se muito às marchinhas cariocas, o frevo-canção possui uma parte introdutória e outra cantada. Elementos do frevo, como o surdo e o tarol, lhe foram logo incorporados, diferenciando-o das marchinhas. Um artista emblemático do frevo-canção é Nelson Ferreira, com criações belíssimas, como “Borboleta não é ave”.

Frevo-de-bloco

Criado pelos rapazes que faziam serenatas e, no carnaval, saiam para as ruas, o frevo-de-bloco surgiu a partir de 1915 e é formado por famílias pertencentes às classe média de Recife. Sua música e dança têm traços marcantes dos pastoris e sua orquestra é composta por instrumentos de pau e corda, como violões, banjos e cavaquinhos. Além de terem sido incorporados recentemente clarinetes e coral de mulheres. É no frevo-de-bloco que existe a Frevioca. Diferentemente dos trios eltétricos, a Frevioca é um carro aberto, que comporta todos os músicos e percorre as ruas de Recife seguido por foliões.

SAIBA MAIS: http://www.revistadehistoria.com.br/v2/home/?go=detalhe&id=14a href=”http://www.revistadehistoria.com.br/v2/home/?go=detalhe&id=14″>

Anúncios

Ações

Information

4 responses

15 11 2009
katylin

eh bom,bem explicado

15 11 2009
juliane

eh uma merda

20 06 2010
jessika

ke data foi comemorado o centenário do frevo??

3 04 2011
marta

o frevo mi ama

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: