COMENTÁRIO EM DESTAQUE

4 03 2009

O artigo: “PEQUENA CRONOLOGIA DA RELAÇÃO ENTRE O CRISTIANISMO E A ESCRAVIDÃO DOS POVOS AFRICANOS”, repercutiu bastante e resolvemos publicar na íntegra o comentário de nosso visitante que assina como “boppë”, que com um texto muito interessante enriqueceu por demais nossa postagem.
Os comentários bem embasados e pertinentes de nossos/as visitantes terão sempre, espaço garantido em nossa primeira página.

Muito obrigado!

Luís Carlos Lins
-Editor-

boppë (01:40:04) :
Pena que essa cronologia comece em 1341 e, portanto, não mencione todos os muitos séculos em que a escravidão já ocorria na África antes da mencionada incursão às Canárias. Exemplo conhecidíssimo eram os escravos núbios e etíopes no Antigo Egito.

E é pena, sobretudo, que a cronologia termine no caso da África do Sul, e não mencione a abjetíssima escravidão que existe ainda, com todas as letras, na Mauritânia, onde, duas leis foram votadas nos últimos 25 anos, na tentativa de eliminar algo que é visto como um “costume”, uma “tradição”. Muçulmanos que escravizam muçulmanos, negros que escravizam negros. E, embora ilegal, a escravidão continua a ser praticada naquele país escandaradamente.

Aliás, sempre é bom lembrar que as primeiras expedições de europeus “modernos” para o interior da África só ocorreram no século XIX, pois antes o que havia eram entrepostos portugueses, espanhóis, franceses, ou ingleses na costa africana, onde os europeus negociavam a “mercadoria” com comerciantes africanos ou árabes, que tinham realizado as expedições para o interior do continente, na captura de pessoas de outras etnias para serem escravizadas.

Nenhum dos lados é totalmente mau ou totalmente inocente na triste história da escravidão. Todos foram coniventes, pois a escravidão é uma marca que se viu em todos os continentes, em todos as épocas, em todas as etnias, em todas as religiões, em todos os graus de desenvolvimento social, como algo considerado “normal” e “justificável” nas lutas e guerras.

Não podemos ver a História (com letra maiúscula) com os olhos com que enxergamos nossa sociedade atualmente.

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: