BREVE RESUMO DA HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO

1. 3800 A.C.
Enquanto o homem não sabia falar, do jeito como fazemos hoje, valia fazer desenhos em cavernas a partir de pigmentos de argila, hematita e carvão vegetal.

2. 3200 A.C.
Os Sumérios criaram alfabetos formados por figuras que representam objetos do cotidiano. Com a sistematização desse tipo de desenhos, os fenícios também desenvolveram um modelo de escrita.

3. 3000 A.C.
Surgia o sinal de fumaça, uma maneira de informar à distância. Indígenas americanos foram os primeiros a usar os sinais, que seguiam um princípio depois adotado nos telégrafos: um cobertor abafava o fogo e soltava a fumaça em intervalos regulares.

4. 2900 A.C.
Começava a ser usada uma das formas de se enviar dados mais resistentes ao tempo: o transporte de mensagens com pombos-correio. Os registros mais antigos datavam do Egito de Ramsés II, mas até 2002 as aves eram usadas ainda pela polícia indiana.

5. 550 A.C.
O tataravô do correio atual nasceu com Ciro II, rei da Pérsia, que desenvolveu um sistema de postos de parada para os homens que levavam cartas a cavalo.

6. 1455
Para a mídia surgir e facilitar o acesso à informação, foi necessário que Johannes Gutenberg melhorasse a impressão, que existia havia 14 séculos na China.

7. 1837
O americano Samuel Morse (1791-1872) criava o telégrafo. Ele queria um jeito de trocar mensagens que o governo americano não entendesse.

8. 1893
Aparecia o rádio, atribuído ao italiano Guglielmo Marconi (1874-1937).

9. 1929
O cientista russo Vladimir Zworykin (1889-1982) apresentava o kinoscópio; o precursor da televisão.

10. 1960
Lançado pelos EUA, o primeiro satélite refletia sinais enviados a partir da terra.

11. 1994
O governo americano liberava a circulação da World Wide Web. Uma forma civil de troca de informações entre as redes de computadores militares. Pronto, estamos quase todos online.

Fonte: Aventuras na História.

PARA SABER MAIS SOBRE A HISTÓRIA DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, CLIQUE AQUI.

27 comentários em “BREVE RESUMO DA HISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO”

  1. Não acho que isso é bem uma breve sintese da obra , pra ser uma breve sintese da obra tem que resumir a história todinha o Guarani , então não acho que está ruim , porque está bonzinho , mas acho que podia ser melhor e acho que não é 100% do que viemos aqui procurar … ;D

    Curtir

Obrigado pela sua participação!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.