CARTA TESTAMENTO DE GETÚLIO VARGAS

vargas
A CARTA-TESTAMENTO DE GETÚLIO VARGAS (O Suicídio)

Mais uma vez, as forças e os interesses contra o povo coordenaram-se novamente e se desencadeiam sobre mim.

Não me acusam, insultam; não me combatem, caluniam e não me dão o direito de defesa. Precisam sufocar a minha voz e impedir a minha ação, para que eu não continue a defender, como sempre defendi, o povo e principalmente os humildes. Sigo o destino que me é imposto. Depois de decênios de domínio e espoliação dos grupos econômicos e financeiros internacionais, fiz-me chefe de uma revolução e venci. Iniciei o trabalho de libertação e instaurei o regime de liberdade social. Tive de renunciar. Voltei ao Governo nos braços do povo. A campanha subterrânea dos grupos internacionais aliou-se à dos grupos nacionais revoltados contra o regime de garantia do trabalho. A lei de lucros extraordinários foi detida no Congresso. Contra a justiça da revisão do salário-mínimo se desencadearam os ódios. Quis criar a liberdade nacional na potencialização das nossas riquezas através da Petrobrás, mal começa esta a funcionar, a onda de agitação se avoluma. A Eletrobrás foi obstaculada até o desespero. Não querem que o trabalhador seja livre. Não querem que o povo seja independente.

Assumi o Governo dentro da aspiral inflacionária que destruía os valores de trabalho. Os lucros das empresas estrangeiras alcançavam até 500% ao ano. Na declaração de valores do que importávamos existiam fraudes constatadas de mais de 100 milhões de dólares por ano. Veio a crise do café, valorizou-se o nosso principal produto. Tentamos defender seu preço e a resposta foi uma violenta pressão sobre a nossa economia a ponto de sermos obrigados a ceder.

Tenho lutado mês a mês, dia a dia, hora a hora, resistindo a uma pressão constante, incessante, tudo suportando em silêncio, tudo esquecendo, renunciando a mim mesmo, para defender o povo que agora se queda desamparado. Nada mais vos posso dar a não ser meu sangue. Se as aves de rapina querem o sangue de alguém, querem continuar sugando o povo brasileiro, eu ofereço em holocausto a minha vida. Escolho este meio de estar sempre convosco. Quando vos humilharem, sentireis minha alma sofrendo ao vosso lado. Quando a fome bater a vossa porta, sentireis em vosso peito a energia para a luta por vós e vossos filhos. Quando vos vilipendiarem, sentireis no meu pensamento a força para a reação. Meu sacrifício vos manterá unidos e meu nome será a vossa bandeira de luta.

Cada gota de meu sangue será uma chama imortal na vossa consciência e manterá a vibração sagrada para a resistência. Ao ódio respondo com o perdão. E aos que pensam que me derrotaram respondo com a minha vitória. Era escravo do povo e hoje me liberto para a vida eterna. Mas esse povo de quem fui escravo não mais será escravo de ninguém. Meu sacrifício ficará para sempre em sua alma e meu sangue será o preço do seu resgate.

Lutei contra a espoliação do Brasil. Lutei contra a espoliação do povo. Tenho lutado de peito aberto, O ódio, as infâmias, a calúnia não abateram meu ânimo. Eu vos dei a minha vida. Agora ofereço a minha morte. Nada receio. Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na história.

Getúlio Vargas.

99 comentários em “CARTA TESTAMENTO DE GETÚLIO VARGAS”

  1. TENHO APENAS DOZE ANOS E SOU APIXONADO POR HISTORIA,ASSIM COMO EU INCORRETO POREM INTELIGENTE O GOVERNOS DA ALEMANHA NAZISTA E DA ITALIA FASCISTA.HISTORIADORES TEM PONTOS DE VISTA DIFERENTES SE VARGAS SE SUICIDOU OU FOI ASSASSINADO,A MEU VER VARGAS FOI ASSASSINADO PELOS INTEGRANTES COMUNISTAS Q NAUM ACEITAVAM SUA INTEGRAÇAO NA VIDA POLITICA.

    Curtir

  2. Eu penso bem diferente , acredito que ele tenha mesmo se suicidado.
    Porque ele tinha muitas açoes populista e tal , e até na carta ele demonstra o populismo . Muito drámatica porém interessante .
    Acho que a personalidade de Vargas chega bem próximo á de Hitler , talvez por isso
    Vargas simpatizava com o governo nazista !

    Curtir

  3. Na minha opinião Vargas foi precionado a escrever a carta de testamento e em momento algum ele esteve sozinho dentro do escritorio o que descarta a possibilidade de um suicidio e sim um assassinato.

    Curtir

  4. Alguém me falou que a carta-testamento de Vargas não foi escrita por ele, e sim por um de seus assessores. Gostaria de saber o nome dessa pessoa. Ele sim era bastante dramático, ao criar tantas frases de efeito.

    Curtir

  5. Embora ele tenha sido um ditador,Getulio trouxe grandes beneficios para a classe dos trabalhadores que foi a maior marca do seu gorveno e acredito que um homem com toda sua inteligente e influencia jamais cometeria suicidio

    Curtir

  6. o meu professor disse que ele foi morto pq quando uma pessoa vai se matar coloca a arma na cabeça, e ele foi morto c/ um tiro no coração, mas eu acho que o meu professor o jorge tá meio doidão.

    Curtir

  7. carta emocionante 😀
    getúlio foi muito inteligente
    uma pena ter tudo acabado assim
    na minha opinião ele não foi fraco cometendo suicídio
    a pressão a qual ele se submeteu foi muito forte
    é como se fosse parte do Brasil contra ele.

    Curtir

  8. eu acho que se suicidou pois sengundo essa carta ele não ressistiu a pressão exercida em cima dele pois ele prometeu aumentar os salarios do trabalhadores 100% e isso iria abaixar os lucros dos empresarios e isso causou uma imensa insastifação entre os empresarios brasileiros.então ele resolveu se matar

    Curtir

  9. Embora de forma confusa e melodramatica, acredito que Vargas teria de fato cometido suicidio, uma vez que havia perdido completamente o controle da situação política e todo o apoio que detinha na condição de presidente da república. Quanto ao caráter de Vargas, embora tenha dado alguma contribuição para questões como a presença da mulher no processo democrático – cedendo à mulher o direito de voto – e quanto a garantia das leis trabalhistas – com a criação da CLT – não passava de tirano e manipulador. Simpatizante de Hitler e Mussoline tinha estreitas relações políticas com nazistas e fascistas, além de oportunista, voltando-se contra os nazi-fascistas somente ao perceber o poder de fogo dos Aliados e cedendo às ofertas de investimentos dos EEUU, caso desse apoio militar e logístico a estes.

    Curtir

  10. Caro internauta,
    em uma situação hipotética de você cometer suicídio, deixaria uma carta datiligrafada/digitada ou manuscrita? – Obvio!
    Agora imagine você um politico, com o dominio da lingua portuguesa e todo seu conservadorismo, teria ele deixado uma carta datilografada? Bullshit!

    Curtir

  11. Gente eu acredito que ele possa ter sido morto,pois ele lutou durante tanto tempo por que não aguentaria mais?Isto é meio confuso e só ele poderia dizer.

    Curtir

  12. ele se suicidou para ñ aver a revolução que ia rolar muito sangue setivese a revoluçõa
    e por que ele tava tendo uma grande preção dos outros partidos entao ele deu sua vida para ñ ter que ver o seu povo sofre …

    Curtir

  13. Durante muito tempo acreditei veementemente na hipótese de um assassinato. Porém, ao aprofundar mais meus estudos sobre este fato tão polêmico da nossa história cheguei a seguinte conclusão:
    Getúlio era um estrategista político. Ele já tinha perdido o controle da situação, mas jamais deixaria os grupos anti getulistas se beneficiarem com sua renúnicca, dessa forma, escreveu sim a carta, como forma de chamar a atenção do povo jogando-o contra os anti-getulistas.
    a realidade que ainda muitos fatos estão obscuros e não temos dessa forma, condições de saber verdadeiramente o que aconteceu…. mas…quem sabe um dia.

    Curtir

  14. eu gostei desta carta de testamento achei interessante e ainda por conhecidencia estou estudando isso em historia••••••••••••••••••……………………………..

    Curtir

  15. Ah, quanta discussão ainda vai rolar com relação à esse fato… Suposições, opiniões, invenções..! Para ñ gerar uma atmosfera piegas e fantasiosa, sugiro lidarmos somente c/os fatos e interpretarmos as conclusões + óbvias e elementares deles.
    Pra dar um fim nessa polêmica d forma à agradar à todos os lados, sugiro que SUICIDARAM Getúlio Vargas.Ok? Suicidaram ele! hahaha=p >.<

    Curtir

  16. VCS ACABARAM DE LER O TESTAMENTO DE UM DOS MAIORES GENIOS DA HISTORIA MUNDIAL ELE COMETEU SUICIDIO SIM POR QUE IA PERDER O PODER DEVIDO A PRESSÃO DOS PODEROSOS EMPRESARIOS QUE NÃO GOSTAVAM DA FORMA QUE ELE DEFENDIA A CLASSE TRABALHADORA BRASILEIRA .

    Curtir

  17. Getulio utilizou o próprio revolver e atirou contra o próprio peito suicidou-se de fato, O Espírito de Emanuel através de Francisco Candido Xavier afirma, que a spiritualidade superior, desconsideraram o ato de suicídio, porque com seu gesto Getulio evitou uma guerra civil.
    Existem muitos fatos em jogo. O mundo das causas (espiritual) atuante age de forma velada, que foge ao nosso entendimento, quando erramos, a providência divina tem a competência de tirar resultados bons. A providência aproveitando dos erros de Napoleão Bonaparte, para compensar Tiradentes e os demais confidentes, pelos seus sacrifícios na luta pela independência do Brasil, inspirou a vinda da Família Real para o Brasil preparando a rua independência, sem derramamento de sangue. E Assim D João VI Veio para cá…
    O Espírito Tiradentes recebeu a determinação do ALTO, que tão logo Pedro I pisasse o solo brasileiro tinha, que marcar colado ( Um encosto ou obsessor) de nodo que Tiradentes fez com que D. Pedro I dissesse a célebre frase:COMO É PARA O BEM GERAL DA NAÇÃO DIGA AO POVO QUE FICO!!! E as margens do Riacho do Ipiranga, Tiradentes se fez ouvir no grito INDEPENDENCIA OU MORTE!!!
    D. João VI retorna ao cenário do mundo carnal e em 1883 assume a identidade, podemos dizer: do Interventor Getulio Donerles Vargas, para completar a libertação dos escravos e plantar as sementes da libertação tecnológica do Brasil.
    A você meu amigo e irmão, nós não precisamos ser escravo deste ou daquele rótulo religioso. Precisamos de fé e ação e nesta oportunidade tomo a liberdade de sugerir a leitura de dois livros psicografados: A Caminho da Luz de Emanuel e Brasil Coração do Mundo Pátria do Evangelho de Humberto de Campos, ambos livros psicografados por Francisco Xavier.
    O Brasil está precisando de novo de um interventor de maior proporção: O Povo.

    Curtir

  18. Aos meus migos e irmãos que deram suas opiniões, as consideram pois tem todo liberdade de exerce-las da forma como bem intenderem, mais Jetulio suicidou-se sim, e cmo um internalta falou eu um comentário ele não foi um fraco,fez com altivez pra evitar um derramamento de sangue em uma guerra civil,teve inspiração dos espiritos superiores como sentetizou o irmão do ultimo comentário. Eu recomendo os amigos lerem Jetulio em dois plano livro psicografado que vam entender tudo o que aconteceu com Jetulio e a sua missão com gonvernabte do brasil! Atodo um grande abraço e lembrem-se que o nosso pais é uma terra abençoada e escolhida noplano espiritual pra ser num futuro bem proximoo celeiro do mundo, muita luz no caminho de todos os brasileiros…

    Curtir

  19. A contribuição deixada por Getulio Vargas aos brasileiros, é bem maior que a tentativa de decoberta se ele foi assacinado ou cometeu o suicidio. Eu só gostaria que os ¨internautas¨usasem esse espaço de forma mais séria e elegante. Respeitem os outro, e sobre tudo, a memoria de Getulio Dorneles Vargas.

    Curtir

  20. Essa carta, que tantos consideram melodramática, considero-a como uma prova de amor inquestionável de Getúlio pelo Brasil e pelo seu povo. Aqui, em nosso país, todo governante que se preocupa com distribuição de renda e com a valorização de nossas empresas são considerados pela elite e por alguns puxa-sacos dessa elite como populistas. Devemos lembrar a esses egoístas que seria bem melhor (inclusive para eles) se todo brasileiro tivesse acesso ao trabalho digno que lhe proporcionasse renda suficiente para o estudo, a saúde, alimentação, etc.
    Quanto ao rótulo de Ditador, vale esclarecer, que a almejada Democracia só começa a funcionar mais a contento, após longo processo de amadurecimento. Até amadurecer, quem é derrotado nas urnas, tenta de todas as formas inviabilizar o governo eleito, obrigando este a lançar mão de recursos, às vezes anti-éticos para se manter no poder. Ainda nos dias de hoje estamos assistindo a esse filme.

    Curtir

  21. Getulio Vargas foi populista até em sua carta testamento.Nada do que ele descreveu na carta foram os pricipais motivos para seu suicidio.O que aconteceu foi o atentado na Rua Tonelros contra o Jornalista Carlos Lacerda que era deputado federal e discursava todo dia contra o governo Vargas e os desmandos de seu governo,além da corrupção(veja o caso do financiamento que Samuel Wainer recebeu para fundar o jornal ÚLTIMA HORA com o intuito de defender o governo de Getulio, convém salientar que Wainer nunca pagou esse emprétimo que saiu dos cofres do Banco do Brasil que é um banco oficila do governo, portanto dinheiro público).Assim seu chefe da segurança GREGÓRIO juntamente com o irmão de GetulioBenjamim Vargas( o BEJA) articularam um atentado contra o Carlos Lacerda, só que deu tudo errado,mataram o Major Vaz que era da Aeronáutica,e essa força armada criou uma investigação paralela para conhecer os assassinos do Major, essa investigação se deu o nome de REPÚBLICA DO GALEÃO.E assim chegaram aos assassinos.Dai Carlos Lacerda começou a denunciar o MAR DE LAMA dos porões do Palácio do Catete, as investigações chegaram mesmo ao Catete, vários ministros pediram à Getulio que renunciasse e ele com esse ato(sucidio) não aceitou os conselho dos ministros.Essa é a grande verdade da morte do Presidente Getulio Vargas.

    Curtir

  22. PRIMEIRAMENTE GOSTARIA DE DIZER QUE NÃO CONCORDO COM A POSSIBILIDADE DE SUICIDIO, A MINHA HIPOTESE É:
    ELE FOI FORÇADO A ESCREVER A CARTA EM SEGIDA MORTO LIMPARAM AS DIGITAIS COLOCARAM A ARMA NA MÃO DELE E DISSERAM QUE FOI SUICIDIO , ACHO TAMBÉM QUE ALGUNS DE SEUS COLABORADORES O TRAIRAM POR ELE PROMETER 100% DO SALARIO AOS TRABALHADORES.

    ESTAS PALAVRAS NÃO PARECEM SER DE QUEM QER SE MATAR !!!!

    Não me acusam, insultam; não me combatem, caluniam e não me dão o direito de defesa. Precisam sufocar a minha voz e impedir a minha ação, para que eu não continue a defender, como sempre defendi, o povo e principalmente os humildes.

    FRANCIELLE

    Curtir

  23. Gostaria de ter uma confirmação: Teria Getúlio Vargas alguma vez dito em algum discurso uma frase em que se situa o fragmento: ” Pela magia dos números…”, falando de juros??

    Curtir

  24. Uma pergunta: Se de fato Getúlio Vargas foi assassinado, Seu filho, Lutero Vargas, teria visto o assassino? Afinal, Lutero estava descansando na ante- sala do quarto de Getúlio. O assassino teria que ser o the flash para colocar a arma nas mãos de Getúlio e logo em seguida “pegar o beco” do quarto do Presidente. Ou então, ele teria que ser o homem – aranha para desaparecer do quarto sem ser percebido. Na verdade, ele foi instruido a se matar, pois só asim, livraria o nome da sua família do escandâlo ao qual seus dois filhos estavam envolvido e também o poder seria tirado dele à força e ele ficaria desmoralizado e humilhado. Então, contratou alguém para escrever essa carta de forma que comovesse a população e que o fizesse um herói diante o povo brasileiro. Ou quem sabe, o próprio Carlos Lacerda pode ter encomendado a morte de Rubens Vaz, pois só assim as Forças Armadas teria pretesto para forçar o Presidente a renunciar, ou seja, sair de um poder que já durava 18 anos. O próprio chefe da guarda, poderia está macumunado com as Forças Armadas e o próprio Carlos Lacerda. Afinal das contas, seria somente duas mortes. Então o próprio Carlos Lacerda e as Forças Armadas juntamente com o chefe da guarda teria força e poder suficiente para acusar os dois filhos de Getúlio e inclusive seu irmão Beja.
    Sendo assim, ele foi induzido a se matar, caso contrário o nome da sua família estaria na lama. Carlos Lacerda com certeza tem dedo nessa história, como já dizia o livro de jô soares “tá faltando ou sobrando um dedo nessa história”. Nesse caso, ele sairia do poder como um herói e o nome da sua família seria polpado.

    Curtir

  25. Eu também penso o mesmo, meu caro Adélio. Como desconfio muito do Café Filho por causa que ele ja estava a querer se renunciar e varios outros moctivos

    Curtir

  26. O fim da carta onde diz: “Lutei contra a espoliação do Brasil. Lutei contra a espoliação do povo. Tenho lutado de peito aberto, O ódio, as infâmias, a calúnia não abateram meu ânimo. Eu vos dei a minha vida. Agora ofereço a minha morte. Nada receio. Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na história.”, foi falsificada por werner.

    Curtir

  27. Tanto se fala em abertura politica, mas o que vemos hoje na minha opinião é a continuidade da ditadura velada exercita por por quem antes a combatia.

    Curtir

  28. Que eu saiba, essa não era a carta original de Vargas, e sim uma versão modificada por Maciel Filho, portanto não se da para saber o conteudo real da carta, só o início, que é o que posto a seguir:
    “Deixo à sanha dos meus inimigos, o legado da minha morte. Levo o pesar de não ter podido fazer, por este bom e generoso povo brasileiro e principalmente pelos mais necessitados, todo o bem que pretendia. A mentira, a calúnia, as mais torpes invencionices foram geradas pela malignidade de rancorosos e gratuitos inimigos numa publicidade dirigida, sistemática e escandalosa.
    Acrescente-se a fraqueza de amigos que não defenderam nas posições que ocupavam à felonia de hipócritas e traidores a quem beneficiei com honras e mercês, à insensibilidade moral de sicários que entreguei à Justiça, contribuindo todos para criar um falso ambiente na opinião pública do país contra a minha pessoa.
    Se a simples renúncia ao posto a que fui levado pelo sufrágio do povo me permitisse viver esquecido e tranqüilo no chão da pátria, de bom grado renunciaria.
    Mas tal renúncia daria apenas ensejo para, com mais fúria, perseguirem-me e humilharem-me.
    Querem destruir-me a qualquer preço. Tornei-me perigoso aos poderosos do dia e às castas privilegiadas.
    Velho e cansado, preferi ir prestar contas ao Senhor, não dos crimes que não cometi, mas de poderosos interesses que contrariei, ora porque se opunham aos próprios interesses nacionais, ora porque exploravam, impiedosamente, aos pobres e aos humildes.
    Só Deus sabe das minhas amarguras e sofrimentos.
    Que o sangue dum inocente sirva para aplacar a ira dos fariseus.
    Agradeço aos que de perto ou de longe me trouxeram o conforto de sua amizade.
    A resposta do povo virá mais tarde…”

    Curtir

  29. Getulio Dorneles Vargas, o melhor líder que o Brasil já teve.Mais que um simpatizante do FACISMO(não Nazismo) que matou opositores, em sua maioria não menos ruins que ele, Getulio construia uma nação forte com um povo e não um bando.Cronologia: Getulio assume a presidencia com o Golpe militar de 1930(durante a grande depressão,1929) país em crise divida externa elevada, termina o seu primeiro governo em 1945 praticamente liquidando a divida externa, Dutra assume o poder divida externa sobe incontrolavelmente, Getulio volta ao poder em 1951, cria a Petrobras depois deu 100% de aumento do salário minimo criou o monopólio da Petrobras no Brasil gerando a íra dos empresarios brasileiros e estrangeiros o que culminou em uma grande pressão da imprensa, recheada de mentiras, em especial de Carlos Lacerda ao lado de um tal de Marinho, 5 de Agosto de 1954 atentado contra Carlos Lacerda, junto a ele estava um Major da FAB que morreu com um tiro no peito descobre-se involvimento de Gregório Fortunato guarda costa de Getulio 22 de Agosto militares pedem renunci de Getulio 23 de Agosto Getulio propõe licença até conclusão do inquérito 24 de agosto Militares dizem que só aceitam renuncia. 24 de Agosto Getulio suicida depois de escrever a Carta Testamento colocando o povo contra seus opositores(UDN, Carlos Lacerda, outros) que tentam dar um golpe impedido pelo Marechal Lott, Gov JK, Gov Janio quadros, Gov Jango e finalmente o Golpe militar conseguiu ser dado com o apoio de mais mentiras do Jornal de Lacerda, Mas acho que o espirito do Varguismo nunca morreu!

    Curtir

  30. ai que drama ele foi muito bom para nosso pais mais ele tambem foi muito autoritário,quiz mandar criou uma nova constituição chegou fazendo novas leis rasgou as antigas mais foi bom ele criou o salario minímo , muitas coisas boas mais tambem muito mandão aprendi na escola mais só tenho 10 anos.

    Curtir

  31. Foi uma pessoa muito importante pro nosso país .Foi a pessoa que contiibuiu para que o salário minimo exista.Admiro muito a forma que fala do povo ulmide.Apesar dele ter sido ditador,ele fez muita coisa pelo povo.

    Curtir

  32. oiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii so du piuiiiiiiiiiiiii xau nao gostei de copiar essa historia nao podia ser menor!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Curtir

  33. gostei de ke a karolaine postou poxa poderia ser bem menor cansa o braço gente! a professora botou pra ferrar ne minha sala e o texto ja é grande a´e ela e´chata pra chu chu xauuuuuuuuuuuuuuuuu

    Curtir

  34. Uma coisa é ser o Pai dos Pobres, inquestionavelmente, e outra é sentir-se pressionado por todos os lados. Discute-se que desde o Golpe de 1930 Vargas foi colocado no poder com o intuito de fingir ajudar o povo, e por detrás da fachada ser um mero fantoche da classe dominante, poderia até ter sido isso mesmo no começo. Mas a mesma classe que o colocou no poder o tirou, e o reduziu a nada.
    Em vários comentários acima a dramaticidade da carta-testamento foi citada, além de uma completa aula de português, o que muita gente não viu foi que o texto mostra o quão inteligente ele foi, não é qualquer um que escreve dessa forma tão singular diante da morte. Agora me digam, se fosse a morte de qualquer um de nós, não seríamos dramáticos também? Pelo amor, pensem antes de falar!
    Talvez seja por essa ingenuidade toda que hoje já tivemos presidentes que nem sabem falar ao certo!

    “Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na História.”

    Curtir

  35. Uma pergunta aos mais conhecedores de historia e também aos que dizem que ele foi assassinado:
    “Qual seria a razão de aguem querer matar o Vargas mas antes deixar ele escrever uma carta que faria com que ele se transformasse de vilão a herói em um piscar de olhos?! Pq o povo estava contra ele depois do atentado da rua Toneleros, achando que ele foi o mandante do atentado contra Carlos Lacerda onde morreu o major Rubens e depois da divulgação da carta o povo se revoltou, então qual a moral de alguém matar ele mas deixa-lo escrever uma carta dessas contando todos os seus feitos primeiro??????”

    Curtir

  36. embora ele tenha sido um ditador .. acho vargas ajudou mt o brasil a crescer e desenvolver economicamente sem duvida sua morte ainda e um misterio para todos …

    Curtir

  37. Palhaçada, palhaçada e mais palhaçada, essa estória de que vargas foi morto, assassinado, e coisa e tal, é tudo baboseira, ele se suicidou sim, diria até por orgulho, ja que a pressão estava muito forte em cima dele, e ele sabia que seria deposto, na verdade, o suicidio de Vargas adiou por 10 anos a ditadura militar no Brasil, com toda certeza, se Vargas não tivesse se suicidado naquele momento, os militares que ja estavam preparando o golpe, tomariam o poder ja em 1954, e com o suicidio, e o clamor popular na época, eles adiaram, pois se tomassem o poder, logo após o suicidio de Vargas, pela comoção, isso geraria uma imensa onsatisfação, que ninguem sabe onde iria parar, quem sabe até uma guerra civil.

    Curtir

  38. Na minha opinião, Vargas se suicidou, pois amava o povo, e quando foi eleito, não conseguiu fazer quase nada por ele. Apesar de ser um ditador, ele queria o bem para o povo e sem a ditadura, os burgueses se revoltariam, e com a fabricas fechadas o Brasil cairia em uma crise. Sou a favor de Getúlio Vargas, pois ele criou as leis trabalhista e aumentou a alfabetização no Brasil em 80%! Quer mais do que isso? Sem ele as condições dos trabalhadores hoje seriam horríveis, pessoas ganhando 10 reais por dia! Tenho 13 anos e vou participar de um debate na escola sobre o getulio. Alguém tem algum argumento bom para provar que Getúlio foi bom para o Brasil?

    Curtir

  39. A verdadeira história nunca foi contada, mas foi apresentada uma versão sobre a morte do Dr. Getúlio, o que foi apresentado, foi uma farsa mentirosa. Os verdadeiros culpados nunca foram apresentados, porque são covardes; até nos dias atuais, o que se vê na política brasileira, são abutrez; como no caso mensalão do PT.

    Curtir

  40. A verdadeira história nunca foi contada, mas foi apresentada uma versão sobre a morte do Dr. Getúlio, o que foi apresentado, foi uma farsa mentirosa. Os verdadeiros culpados nunca foram apresentados, porque são covardes; até nos dias atuais, o que se vê na política brasileira, são abutrez; como no caso mensalão do PT.

    Curtir

  41. A era de vargas iniciou em 30 até 45 e depois 51 a 54.Ele assumi em 30 em meio ao cenério de crise ecônomica (não sei se lembra da grande depressão de 29) em que a ecônomia mundial estava arrasada. Ele governa provisoriamente até 1934 quando por pressão dos paulista convoca eleições,até 1937 governa constitucionalmente quando pede aos intergalistas (movimento nazísfacista brasileiro) fazerem o plano ocorre (falsos comunista não inventaram até por que estavam por causa da intregalista.
    .

    Curtir

  42. Getúlio era um homem muito inteligente, acredito que realmente cometeu suicídio, porém foi uma “jogada de mestre”. Os militares queriam o governo, ele já estava pressionado, então cometeu sua própria morte, fazendo com o povo ficasse contra os militares. O desfecho foi que quem assumiu o governo foi Dutra, e os militares, que queriam tanto o poder, conseguiram-no dez anos após sua morte.

    Curtir

  43. O compatriota Ricardo fez um belo resumo, legal mesmo, mas tenho juntado algumas partes que me fazem pensar que talvez Getulio tenha sido assassinado. Se alguem conhece, eu conheço, algum parente de Fortunato, descubrira que a familia foi perseguida pelos militares durante anos. Neste periodo imperava na CIA um tal de Edgar Hoover, um cara muito ligado a feitos ultra-nacionalista americano. Interesse do Petroleo, Interesse siderurgico (acordo Thyssem-Krupp), em um grande contra-ponto Ultra-nacionalista brasileiro. Agora vem o rede Globo apoiar uma história sobre os ultimos dias de Getulio, justamente agora com essa comissão da verdade trabalhando por alcance popular dos seus trabalhos, é talvez um grande financiamento pra manter a verdade oficial, Getulio cometeu suicidio…

    Curtir

  44. O grande Getúlio não suportou os ataques covárdes…quando ele se refere a uma campanha de desmoralização subterrânea ele quer dizer que dizer que os chacais fazem cumprir somente seus interesses gananciosos(MENSALÃO)…o monstro não existiu só no governo do PT, mais sim em todos os governos do Estado brasileiro…foi assim no passado é continua…

    Curtir

  45. pra mim o governo vargas trousse ao brasil grande impusao apesar de nao ter liberdade de espresoa os brasileiro decupe pelo meu pouco vocabulario tenho apenas sete anos

    Curtir

  46. verdadeira história nunca foi contada, mas foi apresentada uma versão sobre a morte do Dr. Getúlio, o que foi apresentado, foi uma farsa mentirosa. Os verdadeiros culpados nunca foram apresentados,

    Curtir

  47. Durante muito tempo acreditei veementemente na hipótese de um assassinato. Porém, ao aprofundar mais meus estudos sobre este fato tão polêmico da nossa história cheguei a seguinte conclusão:
    Getúlio era um estrategista político.

    Curtir

  48. gostei muito” foi uma historia muito boom e muito interessante ensina muito,principalmente quem gosta de historia com eu”…

    Curtir

  49. Só acho que se ele suicidou-se ele não foi para a eternidade ( océu ) foi para eternidade no inferno pois que se mata ñ vai p céu , só Deus pode tirar a vida de alguém …haha

    Curtir

  50. Ola estou estou no ultimo semestre do curso de história.Realizei meu projeto de estagio e o assunto que escolhi foi a Era Vargas desde de 22 até seu ultimo governo,historiadores tem que procurar expor a verdade dos fatos,agindo sempre de forma neutra,procurando de melhor maneira expor a verdade sem tendenciar pra nenhum lado.A primeira coisa que pude observar foi que Getulio governa de forma modernizadora no país,mas ao mesmo tempo centralizador e com fortes traços autoritários o tornando mais tarde um ditador. Getulio cria em seu governo vários benefícios ao povo e ao pais Criou a Justiça do Trabalho Criou e implantou vários direitos trabalhistas, entre eles, o salário mínimo, Consolidação das Leis do Trabalho, semana de trabalho de 48 horas, Carteira profissional e férias remuneradas. Vargas fez fortes investimentos nas áreas de infraestrutura: criação da Companhia Siderúrgica Nacional, Companhia Vale do Rio Doce e Hidrelétrica do Vale do São Francisco criou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística entre outras coisas.Ao fim do meu trabalho não consegui mais ser imparcial comecei admirar o politico de São Borja.Acredito mesmo que ele se suicidou pois os mesmos que o ajudaram a assumir o poder o traíram,se viu em um cenário sem saída logo ele que sempre controlava as situações fechou o congresso implantou o Estado Novo,se depara em uma sinuca de bico onde não pode fazer nada,ele achou melhor morrer do que se entregar para os opositores que criaram o cenário final que só se resume a uma palavra TRAIÇÃO.

    Curtir

  51. bom pelo que venho estudado e pelo que minha professora elen ensinou ele queria ser um cara lendario por isso se suicidou

    Curtir

Obrigado pela sua participação!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.