SIGNIFICADO DOS NOMES DOS MESES

calendar
JANEIRO
Januarius era uma homenagem ao deus Jano, o senhor dos solstícios, encarregado de iniciar o inverno e o verão.

FEVEREIRO
O nome se referia a um rito de purificação, que em latim se chamava februa. Logo, Februarius era o mês de realizar essa cerimônia realizada pelos romanos, sacrificando animais em homenagem aos deuses do panteão.

MARÇO
Dedicado a Marte, o deus da guerra. A homenagem, porém, tinha outra motivação. Martius era o mês da semeadura nos campos.

ABRIL
Pode ter surgido para celebrar a deusa do amor, Vênus. Outra hipótese é a de que tenha se originado de aperio, “abrir” em latim. Seria a época do desabrochar da primavera.

MAIO
Homenagem a Maia, uma das deusas da primavera. Seu filho era o deus Mercúrio, pai da medicina e das ciências ocultas. Maio era chamado por Ovídio de “o mês do conhecimento”.

JUNHO
Faz alusão a Juno, a esposa de Júpiter. Se havia uma entidade poderosa no panteão romano, era ela, a guardiã do casamento e do bem-estar de todas as mulheres.

JULHO
Chamava-se Quinctilis e era simplesmente o nome do quinto mês do antigo calendário romano. Até que, em 44 a.C. o senado romano mudou o nome para Julius, em homagem a Júlio César.

AGOSTO
Antes era sextilis, “o sexto mês”. De acordo com o historiador Suetônio, o nome Augusto foi adotado em 27 a.C., em homenagem ao primeiro imperador romano, César Augusto (63 A.C. – 14 d.C.).

SETEMBRO A DEZEMBRO
Para os últimos quatro meses do ano, a explicação é simples: setembro vem de Septem, que em latim significa “sete”. Era, portanto, o sétimo mês do calendário antigo. A mesma lógica se repete até o fim do ano. Outubro veio de October (oitavo), novembro de November (nono) e dezembro de December (décimo mês).

Fonte: Aventuras na História

PARA SABER DA HISTÓRIA DO CALENDÁRIO, CLIQUE AQUI.


SAIBA PORQUE FEVEREIRO TEM 28 DIAS. CLIQUE AQUI.

SAIBA COMO SURGIU O ANO BISSEXTO. CLIQUE AQUI.

127 comentários em “SIGNIFICADO DOS NOMES DOS MESES”

  1. Realmente achei interessante pra caramba!
    Na realidade eu somene não confirmei as informações por outras fontes, mas vou faze-lo!
    ah, e não entendo pq pessoas simplistas e desinteressadas entram no site p dar opciões no minimo IDIOTAS! Mas deixa estar!

    Curtir

  2. concordo com vc !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    eles são os bobocas do ano!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    amei esse site.

    Curtir

  3. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Curtir

  4. eu gostaria que tivesse um esplicaçao nitida pra o significado domes de novembro fiquei furiosa por nao saber mas sobre o mes que nasci;;;bay bay

    Curtir

  5. mas que legal agora eu posso saber o que o mes do meu aniversario significa agora eu posso estudar os messes do ano agora eu vou tirar nota boa na prova a internete e mais um meio de estudar nao e pra vagabundar nao

    Curtir

  6. Quer falar dos outros mas não tem cérebro.
    Se escreve Cérebro e não celebro não é Jennifer Oliveira Santos?
    Antes de falar dos outros estude!

    Curtir

  7. porra ,que merda é essa ?o filho da puta que escreveu nessa bosta nem sabe oque significa historia…caralho ,puta que pariu,o merda do meu prof de historia me deu 4,6 no trabalho que eu copiei e colei desta porra desse site , parabéns seu puto (a) que escreveu td numa mentira !merda .

    Curtir

  8. Lendo os comentários, com tantos erros de português, com tantos palavrões é tanta falta de respeito, agora entendo porque este país está afundando dia a dia. Que pena….

    Curtir

  9. Bom dia pra gente. O meu pai, rtfyyyiy de II. A minha vida e não tem mais de dois anos de garantia. A partir daí eu vou ter de um amigo meu , , e a mesma que a gente se encontra em tvc

    Curtir

  10. É complicado lidar com pessoas sem informação e mente fechada e alienada . Não estuda a história da humanidade e da evolução . As contradições históricas estão alienadas com as religiões de cada tempo e cada um . O universo e sua criação é muito maior e enigmático do que nossas medíocre capacidade de inteligencia e entendimento . SOMOS UM GRÃO DE AREIA NESSA IMENSIDÃO .

    Curtir

  11. Nasci no mês de Março, homenagem ao deus da guerra, agora eu sei por que meu sonho sempre foi me alistar no exército.
    Faz sentido😃.

    Curtir

Obrigado pela sua participação!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.