LEI ÁUREA – 1888

lei
A LEI ÁUREA – 1888 – PRINCESA ISABEL

Lei nº 3.353, de 13 de maio de 1888.

Declara extinta a escravidão no Brasil.

A princesa Imperial, Regente em Nome de Sua Majestade o Imperador o Senhor D. Pedro li, faz saber a todos os súditos do Império que a Assembléia Geral Decretou e Ela sancionou a Lei seguinte:

Art. 1º É declarada extinta desde a data desta Lei a escravidão no Brasil.

Art. 2º Revogam-se as disposições em contrário.

Manda portanto a todas as autoridades a quem o conhecimento e execução da referida Lei pertencer, que a cumpram e façam cumprir e guardar tão inteiramente como nela se contém.

O Secretário de Estado dos Negócios d’Agricultura, Comércio e Obras Públicas e Interino dos Negócios Estrangeiros, Bacharel Rodrigo Augusto da Silva, do Conselho de Sua Majestade o Imperador, o faça imprimir, publicar e correr.

67º do Independência e do Império.

a) Princesa Imperial Regente

Rodrigo A. da Silva

Carta de Lei, pela qual Vossa Alteza Imperial Manda executar o Decreto da Assembléia Geral que Houve por bem sancionar declarando extinta a escravidão no Brasil, como nela se declara.

Para Vossa Alteza Imperial ver

18 comentários em “LEI ÁUREA – 1888”

  1. Sou estudante de Ciencias Humanas da UFMA e minha professora de história passou pra mim escrever um artigo sobre um assunto qualquer escolhi eu e minha colega falarmos sobre escravidão urbana, pesquisei no google e enncontrei esse texto sobre escravidão achei interesante, mas confesso que o que me chamou mais a atenção forão os comentario principalmente os da Ivany e do Lucas.
    Olha Ivany ainda sou leiga no assunto sou apenas uma estudante em começo de estudo mas na minha consepção uma lei perfeita seria aquela que se fizesse cumprir por todos e infelismente você deve saber que no nosso país ainda existem muitas pessoas que sofrem ainda com esse ato covarde de exploração, então onde está a perfeição da lei?
    Meu caro Lucas sinto perguntar isso, pois talves irei destruir seu castelhinho de areia, mas você acha mesmo que a Princesa Isabel assinou a Lei Aurea por ser uma pessoa boa de coração, por ter uma alma caridosa e estar com pena dos escravos? Olha acho cinseramente que Não, pois se formos avaliar o cntexto Historico que o Brasil passava naquela época a realidade não era muito favoravel pra ela não, o imperio vinha sofrendo diversas retalhaçoes pelos que apoiavam o movimento abolicionista e ate mesmo pelos escravos. Sei que a Historia que nos ensinão nas escola é a historia de Herois e datas mas se você for um pouco a fundo da verdadeira historia descobrirar coisas inimaigaveis por traz dela…
    Não uero criticar isso foi só um pensamento solto que traduzi em palavras…

    Curtir

  2. DESCULPE EU NÃO SOU BRASILEIRO APESAR DE ESTAR AQUI 56 ANOS, JOYSE POR FAVOR CORRIJA SEU PORTUGUES .
    EU ESTOU DE ACORDO COM VOCE

    Curtir

  3. Credo, ainda existem otários neste mundo…..acreditam que a dita princezinha libertou os escravos……só otário mesmo….desconhecem a história do capitalismo……não sabem sobre a lei, pq ela nao liberta ninguém…essa lei é uma farsa…..como tudo nesse país…..estudem mais, leiam mais…..

    Curtir

  4. A princesa Isabel assinou a lei áurea por pressão da Inglaterra que estava no auge da revolução Industrial e faltando consumidores para sua produção que a cada dia crescia mais, tiveram a visão de que se os escravos se tornassem livres seriam grandes consumidores de seus produtos. Nem a princesa Isabel nem a Inglaterra foram benevolentes com os escravos. Aquela foi pressionada, este, por puro interesse comercial.

    Curtir

Obrigado pela sua participação!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.