LULA É CHAMADO POR AURELIANO

» HISTÓRIA
Documentos citam Lula
Publicado em 05.04.2009- jc
lulasindicalistafi13_5_79
Referência ao petista nas atas do Conselho de Sergurança Nacional acontece já na redemocratização. Lula é conclamado por Aureliano Chaves para ajudar a acabar com uma greve de petroleiros

» Continuação da página 9
Agência O Globo

BRASÍLIA – Nas cerca de 3,5 mil páginas de documentos sobre as reuniões do Conselho de Segurança Nacional, o nome do presidente Luiz Inácio Lula da Silva aparece uma única vez. E já no período de redemocratização, no governo José Sarney. Em 16 de novembro de 1988, Lula foi criticado pelo então ministro das Minas e Energia, Aureliano Chaves. Na presença de 24 conselheiros, entre ministros e parlamentares, Aureliano disse que ligou naquele dia para Lula, então presidente do PT, e pediu que ele interviesse para pôr fim à greve dos petroleiros. “Hoje tive uma conversa, me telefonou o senhor presidente do PT, o Lula. Eu fiz ver a ele o seguinte: esse ato dos petroleiros é um ato insensato e lamento que essa insensatez esteja sendo condimentada pelo sindicato da CUT, sobre os quais você tem ascendência (sic)”, afirmou.

O ministro disse a Lula esperar que ele não contribua para que o País acabe “perturbando-se na sua caminhada democrática”. Pediu que ele intercedesse pelo fim da greve e disse que o petista saiu vitorioso da eleição daquele ano (Luiza Erundina, então do PT, foi eleita para prefeita de São Paulo).

“Espero que você dê a sua contribuição e chame seus líderes sindicais que são membros da CUT, que são predominantes no comando da greve, no sentido de que eles, antes de qualquer coisa, retornem ao trabalho dando uma demonstração de que, no momento em que um país emerge de uma eleição municipal na direção do fortalecimento da sua vida democrática, os senhores estão dando uma contribuição negativa”, afirmou Aureliano, segundo a ata do conselho.

Nos documentos, não constam atas de reuniões entre o fim do governo de João Figueiredo e o início da gestão de José Sarney. Foi nesse período que Lula despontou como líder do movimento sindical no ABC.

One response

28 04 2010
Plinio

Sera que foi só isso que Aureliano falou com Lula ?Ha mais alguma coisa ?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: