MITOLOGIA GREGA

MITOLOGIA
Mitologia Grega: nem Zeus se salva

As histórias parecem filme de terror. E os deuses do Olimpo estão mais para capeta que para santo
Os gregos bem que poderiam ter sido roteiristas de filmes de terror. As histórias que cercam cada divindade, cada ser mitológico, são impressionantes. Como quase todos os povos, eles atribuíam os fenômenos inexplicáveis à ação dos deuses. Ou eram obra de heróis do passado. A criação do mundo, é claro, foi obra desses seres superiores. Segundo historiadores, os antigos gregos não chegaram a um acordo sobre como foi a criação do mundo e quem era o deus responsável no momento.
Na mitologia grega, deuses e deusas formavam uma imensa e confusa família. Por um lado, comportavam-se como seres humanos comuns: amavam, odiavam, comiam, bebiam, tinham filhos, eram cruéis e vingativos. Eram também imortais, poderosos e muito sensíveis. Qualquer pisada na bola, por menor que fosse, desencadeava um castigo descomunal, mesmo entre eles lá em cima. E aí entrava a criatividade alucinada dos gregos. Para evitar essa situação desagradável, os adivinhos tentavam “ler” o desejo dos deuses no vôo das aves, nas entranhas de animais sacrificados e nos sonhos. Havia também os oráculos, locais sagrados onde um deus respondia às perguntas dos fiéis através de um intermediário (o sacerdote) em estado de êxtase. O oráculo mais famoso era o de Apolo, na cidade de Delfos.
Doze deuses – da terceira geração de deuses desde a criação do mundo – acabaram caindo mais no gosto da população. Eram os primeiros com aspecto humano. Viviam no monte Olimpo, no norte da Grécia. Mais tarde, o Olimpo tornou-se um lugar abstrato, acima das nuvens. Os doze bambambãs eram: Zeus, senhor do raio e pai dos deuses e dos homens; Hera, protetora do casamento; Deméter, deusa da agricultura; Poseidon, senhor dos mares; Afrodite, deusa do amor sensual, esposa de Hefesto e amante de pelo menos outros quatro; Atena, deusa da sabedoria; Ares, deus da guerra; Apolo, deus da adivinhação, da música e da medicina, além de ser o galã da família; Ártemis, deusa da caça e protetora da vida selvagem – seu templo é uma das Sete Maravilhas da Antiguidade; Hefesto, deus do fogo e dos metais; Hermes, protetor dos ladrões, condutor da alma dos mortos e mensageiro dos deuses; Dionísio, deus do vinho e da embriaguez. Hades, irmão de Zeus, era menos popular porque tinha uma atribuição ingrata: ele era o soberano do mundo subterrâneo, ou seja, dos mortos.
Quando um deus transava com um mortal, nascia um herói (ou semideus). Esse ser era capaz de feitos mirabolantes, mas morria como qualquer um de nós. O mais famoso até hoje é Héracles (que os romanos chamaram de Hércules).
Como se não bastasse essa gentarada toda, eles ainda criaram animais mitológicos, como a esfinge (que tinha corpo de leão, cabeça de mulher e devorava quem não decifrasse seus enigmas); os centauros (metade homem, metade cavalo); cães de três cabeças; serpentes gigantes e sereias (que tinham corpo de ave, e não de peixe, e busto de mulher). Também havia os doze Titãs e seus irmãos monstruosos, como os três hecatônquiros (de cem mãos e 50 cabeças) e os três ciclopes (gigantes com um olho só no meio da testa).
Festivais religiosos eram celebrados regularmente. Na cidade de Olímpia, de quatro em quatro anos eram realizadas as Olimpíadas em honra a Zeus. Além de cerimônias religiosas, havia concursos de poesia, competições atléticas e corridas de carros.

ZEUS DO CÉU
Para ser o chefe do Olimpo, Zeus destronou o próprio pai, Cronos. Cronos sabia que um filho iria destroná-lo, por isso tinha o péssimo hábito de devorar os pimpolhos assim que eles nasciam. Mais tarde Cronos tomou uma poção que não caiu bem e vomitou toda a filharada.
Zeus seguiu o mau exemplo do pai e, quando a esposa Métis estava grávida, engoliu a mulher para que ela não tivesse um filho mais poderoso que ele. Mas, durante uma batalha contra Hefesto, Zeus tomou uma machadada na cabeça, e do buraco saiu a filha que ele tinha engolido com mãe e tudo. Era Atena, já adulta, armada e perigosa.
Quando não estavam se matando, conpirando ou traindo, os deuses faziam altas baladas nos palácios do Olimpo. Lá eles comiam, bebiam, ouviam música e dançavam.

Atena
Nasceu de um buraco feito a machadada na cabeça do pai, Zeus

Ares
Deus da guerra. Sua diversão era ver sangue

Afrodite
Deusa da paixão sensual. Gerada pelos órgãos castrados do pai

Ártemis
Matou o amado e transformou um caçador em veado

Cronos
Castrou o pai, casou com a irmã e devorou os filhos

Apolo
Deus da música, da profecia e da infestação de ratos

Dionísio
Deus do vinho. Passou parte da gestação na coxa do pai

Hermes
Ainda era bebê quando roubou o gado do irmão Apolo

Hades
Soberano dos mortos. Ninguém ousava dizer seu nome

Hera
Uma deusa venenosa: invejosa, ciumenta e agressiva

Héracles
Hércules, para os romanos. Aos 8 meses, matou duas cobras

Zeus
O soberano do Olimpo escapou de ser comido pelo pai

Poseidon
Deus do mar. Um dos filhos que Cronos comeu

Eros
Deus do amor. A mãe reclamava que o menino não crescia

Para saber mais: CLIQUE AQUI.

21 responses

15 01 2010
gvhngf

burros

6 02 2010
lavinya miranda dos santos

eu adoro a mitologia grega é super legal

20 03 2010
Wilson Neto

Cara com todo o respeito mas você distorceu um pouco as coisas, sei que a mitologia grega parecia um pouco barbara, mas você nem se quer levou em consideração o por que de do deuses mitologicos teresm essas caracteristicas. E nem se que pos a dicrisão dos deuses com exatidão. Só tenho um conselho a lhe dar. Quando você for falar de determidado assunto estude-o com exatidão para não cometer erros e aprenda a falar da tematica sem ofender as pessoas que gostam de mitologia(como eu por exemplo), pois, da mesma forma que você analizou os deuses mitologicos de uma forma preconceituosa outros podem olha-los de outro angulo, um mais inparcial, pois em todos os instantes você deixou bastante explicito que você não gostava de mitologia e ponto final, encegueirando-se e não observando a beleza por traz da barbarie.
Espero que não se ofenda com meu comentario, pois não é essa a minha intensão.

22 03 2010
felipe

demais
consegui tirar um bom entendimento do assunto

23 03 2010
Sâmara

Cara, sai dessa vida!!! Não publique na internete palhaçadas como essa, são pessoas como você que fazem com que a internete se torne uma ferramenta não confiável. Vá procurar algo interessante para fazer ao invéz de deturpar a mitologia grega.

27 03 2010
Dneis

Mitologia é filosofia

Vc dizem que é besteira mais é as historias mais comparadas com o homem

30 03 2010
terrorista

e isso ai sao todos demonios disfarçados atras de nomes se dizendo deuses de algo quando na verdade so existe um qdeu seu unico filho para salvar e libertar amim e avoces pecadores entao nao seria melhor analisar as escrituras sagradas antes de adorar a falsos deuses pois o meu Deus esta vivo e salva e cura e pode esmagar a todos os adoradores e mentirosos e por isso nao se enganem so ha um DEUS e ele tem varios nomes sim mas e so um procure uma igreja mais proxima de sua casa e aceite a Jesus como seu unico e suficiente salvador pois e ele q comanda os mares o vento e o unico motivo de vc estar vivo pela misericordia do Senhor nao se engane nao e religiao mas o Senhor q te cura q te salva q te perdoa o fim e chegado nao ha muito tempo mais entao analise as escrituras sagradas nao deixe mais o demonio te cegar espiritualmente abra seu coraçao e va se arrependa dos seus pecados ele te perdoara e te salvara saia desta hipocresia patetica q vc acredita em Deus quando na verdade adora a satanas seja filho de deus e nao somente criatura Jesus te ama!!!!!!

1 04 2010
cesar 05

cara vc um burro e nao deveria escrever do que vc nao sabe!!! vai estudar um pouco sobre mitologias regionais!!! e nao fica colocando essas merdas na internet!!! ja tem porcaria de mais por ai!!!!

2 04 2010
luislins

Comentrios grosseiros expressam a personalidade de quem as escreve. Contribuam. Se discordam, se informaes no so confiveis publiquem e/ou acrescentem informaes “dignas” de confiana. Mas sejam pelo menos, educados!!! Lus Carlos.

5 04 2010
Samm

MITOLOGIA, ALGO MUITO INTERESEANTE DE SE LER, MAS AO QUE ME CONSTA, SÓ EXISTE UM DEUS, O NOSSO SENHOR JESUS !!!

27 04 2010
brunovanderlei

eu gostei muito interessante amo mitologia

24 05 2010
crespo

comentar sobre culturas é muito difícil, prefiro respeitalas. Mas já que tocou no assunto o Deus do cristianismo não é assim tão diferente dos Deuses da mitologia grega, pois ele envia para o “inferno” aquele que não faz a sua vontade, deixa milhares de pessoas na mais pura miséria, crianças nascem com AIDS, CÂNCER e quando acontece algo de bom ou ruim é sempre o desejo de “DEUS”. Procurem fazer algo de bom para com seus semelhantes, pois estamos sós aqui, não existe nada de deuses mitologicos, nem cristãos, nem satânicos.
isso tudo são criações do próprio homem para oprimir os menos favorecidos intelectualmente. Portanto se és um desses, tudo bem pode continuar com sua SANTA IGNORÂNCIA.

25 05 2010
Wander

Isso aé… muito elvada o grau de mentira da mitologia, num sabem nem mentir direito. essa da atena sair da cabeça de zeus.. kkkkkkk a melhor

29 05 2010
Jorge Miranda

Olá !!!
Uma das possibilidades que a mitologia nos permite, é a de analisarmos o desenvolvimento da capacidade humana, do seu raciocínio e, também, suas crenças. A religião é apenas um dos pressupostos, assim como a política e a filosofia. Tudo sofreu algum tipo de influência “das mitologias”. Sobretudo, a bíblia e consequentemente o cristianismo. Discutir isso é, apenas, cansativo e constrangedor.

“É preciso ter cultura pra cuspir na estrutura”
–Marcelo Nova–

8 06 2010
johnny

cara que papinho bravo esse, hehehe, pouco entendimento do tema e etc, nao vou falar mais ou criticar mas vou comentar que a loucura de Atena ter nascido a cabeca de Zeus eh muito mais complexo do que se supoe, isso eh porque a sabedoria, que eh representada por Atena, nao poderia vir de outro lugar se nao da cabeça do “Todo Poderoso”.

23 06 2010
nina

cara as historias gregas podem ate ser um pouco assustadora mas eu amo a mitologia grega e vc acabou distorcendo um pouco a historia
porq para mim ñ tem nada de assustador vc q distoceu a historia

19 10 2011
gabriele milena dos santos

eu gostei eu ache bem legal muito interessante isso eu tirei um nota 10 10 10 10 10 em tudo muito obrigada

8 11 2011
naama

eu adorei a mitologia grega.

29 08 2013
rayane

podre podre podre

2 03 2014
ueverson_oliveira@hotmail.com

Que texto lixo. Sabe o significado de perspectivas? Pois… ele te permite analisar coisas por diversos ângulos. Faça um favor para nós, apague esse lixo de texto. Procure fundamentar suas teses e não escreva coisa aleatória que surgem da sua mente limitada. A mitologia grega é um dos berços da literatura mundial, muitas outras literatura surgiram a partir desta. mas acho que você não deve saber né “?”, pois, acho que, geralmente seus “textinhos” não tem fundamento empírico. Pare para raciocinar, para para analisar, pare para refletir. Enfim, pare de ser tão limitado.

20 06 2014
Igor de melo santos

eu adoro a mitologia grega,mas queria que tesse um novo titã

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: