TEORIA DA EVOLUÇÃO – CHARLES DARWIN

charles_darwin_01

De onde viemos?

A pergunta que não quer calar.

Desde os tempos mais remotos indagamos sobre a origem dos seres vivos, incluindo nós mesmos, e durante todo esse tempo sempre tivemos nossas “respostas” na forma de fantasias, estórias fantásticas e recheadas de alegorias que foram transmitidas de geração após geração.

Por mais de 99% de seus quase 250 mil anos na Terra, o Ser Humano foi dominado pelo pensamento mitológico e suas lendas. Depois, há cerca de 2500 anos atrás surgiu a Filosofia, e a Razão tentou buscar essa resposta abrindo caminho para algo além dos mitos e crenças.

Mas essa Era de lucidez racional seria por 1000 anos obscurecida pelas sombras da Idade Média e seus dogmas de fé baseados na antiga mitologia judáico-cristã. No Oriente Médio, boa parte desta cultura racional sobreviveu disputando lugar com a crença na similar mitologia islâmica, e no Extremo Oriente, também desde há 25 séculos atrás, outro tipo de filosofia, mais mística, se espalhava, baseada no Hinduísmo, Taoísmo e Budismo.

E só há pouco mais de 250 anos, outra área do potencial humano amadureceu e se consolidou, a Ciência.

A Ciência é a fusão da Razão com a Experimentação. Do Pensamento com o Empirismo, e é tão eficiente que seus resultados práticos e materiais em menos de meio século foram muito mais marcantes do que as dezenas de milhares de anos de misticismo e magia.

Ela pode não ter as respostas para nossas indagações interiores, e com certeza não tem a chave da felicidade, mas ninguém pode negar que ela é muito eficaz em entender, explicar e controlar a natureza.

A Ciência também nos deu sua resposta para a grande pergunta sobre a origem da vida, e esta veio sob a forma da TEORIA DA EVOLUÇÃO.

Não é de se admirar que essa explicação só tenha surgido há tão pouco tempo. Primeiro por que não se muda rapidamente centenas de milhares de anos de pensamento mitológico só com 2500 de Filosofia ou 250 de Ciência, e depois porque essa questão realmente não é fácil de ser respondida.

É uma pergunta sobre algo que há muito aconteceu e que ninguém presenciou, sobre eventos e processos que se deram muito antes de qualquer tentativa de resposta mesmo mitológica. Algo que acontece na verdade há muitos milhões de anos.

Com nosso quadro histórico, podemos considerar normal que por volta de 1600 dC, após o surgimento da imprensa, a Ciência tenha tido dificuldades para se estabelecer enfrentando toda uma estrutura de repressão religiosa que até ainda hoje não foi totalmente vencida.

Foi nesse quadro de resistência, que um processo de elaboração de pensamento foi tomando corpo, o EVOLUCIONISMO, que tinha uma resposta diferente daquela referência que dominou toda a Idade Média, a Bíblia.

A idéia de que a Terra era o centro físico do Universo já fora derrubada, mas o impacto sobre a religião não fora tão grande pois a doutrina cristã não se apoia no Geocentrismo, ainda que ele esteja presente na Bíblia. (Para qualquer dúvida sobre se a Bíblia é ou não Geocentrista indico ESTE TEXTO)

Mas enfrentar o Mito da Criação? Algo do qual depende boa parte de toda a Teologia Cristã e suas diretrizes de comportamento? Foi algo muito mais complicado.

Não obstante o trabalho árduo de vários pesquisadores, cientistas e filósofos levou a uma mudança de pensamento, e o hoje a TEORIA DA EVOLUçÃO é mais do que estabelecida como a mais precisa explicação para a origem da vida.

Mas afinal, o que é a Teoria da Evolução e o Evolucionismo?

“EVOLUÇÃO ESPONTÂNEA”

Apesar do que muitos pensam, o Evolucionismo não é produto de uma só pessoa, não é idéia de um ou dois cientistas. Ele é simplesmente o resultado inevitável de um processo de evolução científica.

A Ciência lida com fatos explicáveis e controláveis, previsíveis e reproduzíveis. Só pode aceitar explicações que se baseiem em fenômenos comprovados e observáveis na natureza.

NÃO EXISTE CRIAÇÃO!

Nunca ninguém jamais viu algo surgir do nada, ou uma transformação tão radical quanto um organismo complexo como o humano surgir do barro. Isso não existe na natureza. Portanto a explicação religiosa criacionista é inaceitável no pensamento científico.

Tudo o que vemos na natureza é resultado de processos progressivos, estruturas muito simples podem parecer “surgir” rapidamente, mas estruturas complexas só surgem aos poucos, construídas passo a passo por processos lentos.

Lenta e progressivamente os seres vivos nascem e crescem, uma semente se torna uma imensa árvore e um aglomerado de células menores que a cabeça de um alfinete se tornam grandes animais.

Deve-se entender o termo EVOLUÇÃO antes de tudo como transformação, mudança progressiva, lenta e gradual. E sendo assim a Evolução está em TUDO que existe. Desde o mundo físico até os processos sociais. Nada acontece sem ser resultado de estágios progressivos. Nem mesmo idéias surgem do nada.

A noção de Evolução começou a tomar corpo no pensamento humano a partir do momento que se passou a observar com mais cuidado os seres vivos. O surgimento das ciências Biológicas é o próprio surgimento do Evolucionismo.

NÃO EXISTE BIOLOGIA SEM EVOLUCIONISMO!

A Biologia, assim como a Geologia, Antropologia Física, Paleontologia e outras, só são possíveis como ciências numa estrutura evolucionista, sem a Teoria da Evolução todas elas perdem completamente sua base.

Mas antes de prosseguirmos, vale retroceder um pouco e observar como a observação da natureza foi feita ao longo da história humana.

Vamos seguir um raciocínio em etapas.
Se uma coisa existe, podemos pensar a princípio em duas possibilidades: 1 – ELA SEMPRE EXISTIU
2 – ELA PASSOU A EXISTIR

Durante muito tempo acreditou-se que o mundo e o Universo sempre haviam existido. Muitas religiões Panteístas não possuem cosmogêneses embora a natureza esteja em constante movimento. Também no Budismo o Universo existe sempre, e no Bhramanismo apesar de existir o surgimento e fim do Universo, o ciclo é infinito.

Alguns filósofos gregos também eram adeptos da existência ETERNA do mundo. Aristóteles foi um deles.

O Sábio Grego Aristóteles foi um dos homens mais brilhantes de todos os tempos. Ele fundamentou a Lógica, as Ciências Naturais, a Dialética e a Retórica. Muitos dos feitos de Aristóteles são sentidos até hoje, 2.300 anos depois. Ele também foi o primeiro pensador a se ocupar sistematicamente com os seres vivos.

Mas Aristóteles não era divino, ela nada tinha em que se basear, por isso muitas de suas conclusões não são mais válidas. Mesmo assim foi sem dúvida o primeiro Biólogo, examinou organismos, dissecou animais e observou o comportamento de vários tipos de seres vivos. Ela declarava que havia algo de maravilhoso em todas as formas vivas, das quais não devíamos ter um nojo infantil.

Mas por que hoje não aceitamos mais que as coisas sempre tenham existido?

Em parte pela religião. Os mitos Politeístas e Monoteístas sempre possuem uma origem das coisas, do Universo e dos seres vivos. São os Deuses ou um Deus que criam o mundo e o Ser Humano. Com o domínio dessas crenças e em especial do Cristianismo, a idéia de uma existência eterna foi abandonada, pois havia um relato de criação.

Mas a existência Eterna também não satisfaz a observação cuidadosa da realidade. Se prestarmos atenção, principalmente com os métodos que dispomos agora, veremos que tudo está em constante transformação. Nem montanhas são eternas, algumas coisas novas surgem, outras deixam de existir.

ETERNO é o que está fora do tempo! Que sempre existiu e sempre existirá, que não tem fim nem teve começo. Apesar de nossa experiência comum e diária nem sempre poder invalidar isso, a mente humana não consegue lidar bem com a idéia da Eternidade. Isso vai contra nossa vivência e intuição.

Nesse sentido as Cosmogêneses foram um avanço no pensamento humano, pois substituíram o Mito da Eternidade pela idéia da Existência Temporal.

Então se admitimos que uma coisa passou a existir, podemos pensar em dois pares de possibilidades:
1 – ELA SURGIU DO NADA
2 – ELA SURGIU DE ALGUMA OUTRA COISA 1 – ELA SURGIU REPENTINAMENTE
2 – ELA SURGIU PROGRESSIVAMENTE
Em qualquer época a experiência humana pode constatar que “nada surge do NADA”. Não se vêem coisas se materializando no Ar, o que mesmo assim não significaria que estariam vindo do Nada. Estamos acostumados a ver coisas surgindo de outras.

Mas então temos uma problemática questão. Se Tudo vem de alguma coisa, de onde veio a Coisa Primeira?

Se sabemos que uma Girafa nasce sempre de outra Girafa, de onde veio a Primeira Girafa?

Durante muito tempo acreditou-se na Geração Espontânea, suposta também por Aristóteles. Sabia-se que os animais se reproduziam, mas como explicar os primeiros destes animais? Simples, eles viriam de outras coisas.

Então pensava-se que num corpo em apodrecimento, surgiam moscas, nas areias de um pântano surgiam sapos e mesmo que em pelos de animais surgiam cobras. Isso explicava então como surgiram os primeiros exemplares de cada animal.

Nesse sentido a Teologia Cristã já era mais avançada, pois no primeiro Capítulo da Gênese Bíblica declara-se que cada espécie “reproduz-se conforme sua espécie”. Mas sendo assim, como teriam surgido as primeiras espécies? Do NADA!

Porém essa surgimento do NADA só teria ocorrido num determinado momento do passado, na CRIAÇÃO, mediante o indiscutível poder de DEUS. E nunca mais. Então resolvia-se a questão das origens sem a necessidade de Geração Espontânea, ainda que esta não tenha sido esquecida.

A Teologia Bíblica é incompatível com a Geração Espontânea e a Igreja só não perseguiu os adeptos desta idéia com mais rigor por que ela não era muito preocupante apesar de estar arraigada no imaginário popular. Porém a Igreja apoiou todas as experiências que visavam desacreditar a Geração Espontânea.

Por isso inclusive o Criacionismo foi tão satisfatório durante mais de mil anos, ele explicava o mundo apelando para um mistério que pelo menos na época não tinha motivos para ser contestado.

Porém há um problema nessa idéia que a princípio passa desapercebido.

Se cada espécie reproduz-se segundo a sua espécie, por que elas não são exatamente iguais? Por que as vezes nascem animais diferentes de seus pais? Por que de um boi e de uma vaca malhados, as vezes nascem bezerros escuros ou mesmo brancos e listrados?

Na Bíblia, no Capítulo 30 da Gênese nos versículos de 32-43, fica clara a idéia de que tais características podem ser determinadas pela influência direta do ambiente, como colocar um rebanho perante um cenário listrado e sua prole nascer listrada.

Esse é só um exemplo de como a Bíblia e a Teologia Cristã normalmente não tem uma resposta para explicar por que em geral os descendentes não são idênticos aos genitores.

Mas esse não é o único problema, há também a questão do mito do Dilúvio Universal, que inviabiliza qualquer possibilidade de explicação razoável para o fato de haver tantas espécies diferentes espalhadas por todo o mundo. Esse problema pode ser visto neste TEXTO.

Somando-se isso ao crescente descrédito da Teologia Cristã e da Bíblia sobre assuntos científicos e históricos, cada vez mais evidenciados pelos avanços da ciência, pouco a pouco os cientistas ficavam menos satisfeitos com as explicações tradicionais.

Num ponto de vista que só aceita como válido fenômenos comuns na natureza, só resta considerar que:

UMA COISA SÓ SURGE DE ALGUMA OUTRA COISA, E PROGRESSIVAMENTE

Então, se sabemos que toda girafa nasce de outra girafa, mas que girafas não existiram sempre, de onde surgiu a primeira girafa?

De uma outra coisa, mas não radicalmente diferente, e sim muito parecida com uma girafa, ou seja, um outro animal parecido com a atual girafa, assim como antes deste tipo de animal havia um outro, e outro, o que mostra uma gradação progressiva.

Mas como isso poderia ter ocorrido? São muito raros os casos onde um ser vivo nasce significativamente diferente de sua própria espécie. De onde tiveram a idéia de que isso fosse possível?

Em parte através de raciocínios simples como esse, mas essa iminente desconfiança Evolucionista se deu principalmente após a idéia de se catalogar os seres vivos e categorizá-los em classes.

TAXONOMIA

Toda Ciência necessita de organização e método, e portanto deve classificar bem seus objetos de estudo. O próprio Aristóteles já fizera isso há 2.300 anos, embora em um campo de amostras muito limitado, se resumindo às espécies disponíveis nas próximidades da antiga Grécia. Já no século XIX, o mundo tinha sido quase totalmente explorado, todos os continentes eram conhecidos. A humanidade já tinha contato com as exóticas faunas e floras das Américas, África e Oceania, bastante diferentes das do velho mundo.

Os primeiros naturalistas passaram então a catalogar os seres vivos, num processo de classificação organizada que chamamos de TAXONOMIA.

Sabemos que classificar as coisas pode ser trabalhoso, podemos organizar uma livraria separando os livros por assunto, por ordem alfabética, por autor e etc. Um livro sobre Maomé pode ser colocado em História, Religião, Oriente Médio ou Grandes Personalidades. Se formos classificar os veículos, podemos agrupá-los em terrestres, aquáticos e aéreos. Então subagrupar os terrestres pelo número de rodas, pelo tamanho, pela aplicação, data de fabricação e etc.

Enfim há várias formas distintas de se organizar as coisas, e é difícil saber, quando não impossível, qual a forma mais apropriada.

Ao classificar os seres vivos, os naturalistas não demoraram a perceber algo curioso, todas as formas de classificação pareciam convergir para uma mesma tendência, que permitia agrupar as espécies numa árvore de seções e subseções que obedecia uma progressão notável.

Vejamos um exemplo simples, tentemos classificar apenas 9 animais: Aranha, Barata, Cobra, Gorila, Minhoca, Morcego, Peixe, Pombo, e Tigre.

Alguém poderia colocar a Cobra junto com a Minhoca, mas se observarmos de perto ela tem muito mais em comum com o Peixe, devido a um esqueleto, olhos, dentes, escamas e etc. Por isso os naturalistas agrupam seres com o maior número de características em comum.

Se dividíssemos nossos 9 animais em 3 grupos, parece ser óbvio que Aranha e Barata estariam no mesmo grupo, assim como Tigre e Gorila. Morcego e Pombo poderiam estar em outro grupo enquanto Peixe e Cobra em outro. A minhoca poderia ser colocada junto com a Aranha e a Barata, ou o Peixe e a Cobra.

Mas é claro que existem milhares de espécies, que nos permitem agrupamentos muito mais refinados, de modo que encontraremos um lugar bem mais apropriado para a Minhoca. Com isso acabamos por chegar a atual classificação de seres vivos que devemos admitir, e difícil de ser alterada.

Um Morcego tem muito em comum com o Pombo, por voar e ter sangue quente por exemplo, mas tem ainda mais em comum com o Rato: Pêlos, dentes, não põem ovos, tem membros bem mais parecidos e etc. Uma Minhoca tem mais em comum com uma Lagarta do que uma Cobra, que por sua vez tem mais em comum com uma Tartaruga.

São cuidados como esse que fazem com que a Aranha não esteja no grupo dos Polvos mas no dos Artrópodos, junto com a Barata, por ter exoesqueleto, e sub grupo dos Aracnídeos, junto com o Ácaro, por ter 8 pernas e uma cabeça/toráx, diferente das 6 pernas do subgrupo dos Insetos, que possuem cabeça separada do tórax, além de antenas, inexistentes nos Aracnídeos. Os Polvos por sua vez, mesmo tendo 8 membros como as Aranhas, são classificados como Moluscos, por não terem qualquer tipo de esqueleto, sobrevivendo apenas em meios densos como a água, tal qual a Lula e o Calamar.

A ÁRVORE DA VIDA

Por fim, o que os naturalistas perceberam é que os seres vivos, diferentes de instrumentos musicais, livros ou máquinas, possuem um modo de ser classificados que é muito mais claro e adequado que outros modos, eles obedecem a uma seção de agrupamentos muito evidente, que os separa em diversos grupos razoavelmente isolados, porém sutilmente interligados por alguns animais que parecem fazer uma conexão entre os grupos.

Logo organizaram as formas de vida num esquema ÁRVORE, muito usado para outras coisas a serem classificadas, mas que sempre sugere ramos e troncos comuns, tal como invenções derivadas de outras, ou estilos musicais que se desmembram de outros, porém com uma Peculiaridade ÚNICA!

Os ramos da Árvore dos seres vivos simplesmente não se cruzam! Diferente de estilos musicais e idiomas que se misturam, ou máquinas que mesmo após várias gerações de aperfeiçoamentos podem ser fundidas numa só, como um telefone com visor, ou um carro anfíbio.

Mas os Seres Vivos uma vez separados em ramos taxonômicos, esses ramos não mais se interceptam, e por isso só a Mitologia pode imaginar Cavalos com Asas de Pássaros, Homens com Corpo de Cavalos ou Mulheres com Cauda de Peixe, assim como só a intervenção humana, por meio da engenharia genética, poderia produzir um Rato com uma Orelha Humana.

Uma vez na árvore, ficou difícil não perceber uma progressão, ficava evidente uma série de troncos comuns que surgiam de um tronco único, o que sugeria ancestrais em comun que iam dando origem a descendentes, tal como uma árvore genealógica humana.

Porém se traçarmos nossa árvore genealógica, veremos que ela se cruza com outras árvores, se misturando, o que não acontece com as espécies animais. Aliás a definição de espécie é justamente essa, de uma forma simplificada: “Um grupo de seres vivos que pode cruzar entre si”. Por isso uma Onça Preta e uma Onça Pintada são espécies distintas, apesar de serem bem mais parecidas entre si do que um Puddle e um Dogue Alemão, que são raças diferentes de uma mesma espécie.

Apesar de tudo isso havia alguns problemas com essa idéia de seres vivos surgindo progressivamente de ancestrais comuns. Primeiro a ausência de algumas espécies que deveriam ser intermediárias entre outras, que foram chamadas de Elos Perdidos, segundo, a falta de conhecimento de um mecanismo convincente para explicar como ocorreria essa transformação.

Jean-Baptiste Lamarck

A primeira explicação razoável que foi proposta para explicar essa Evolução é conhecida como LAMARCKISMO

Lamarck foi um dos primeiros biólogos contemporâneos, além de ter sido seminarista e militar. A partir de 1801 ele passou a publicar vários livros na qual combatia o FIXISMO, doutrina na qual as espécies de seres vivos são imutáveis, e o CATASTROFISMO, que afirmava que grandes e sucessivas catastrofes, o que incluia o dilúvio de Noé, eram responsáveis por várias das características ambientais assim como do desaparecimento de diversas espécies.

Sendo o primeiro grande Evolucionista da história, ele teve a árdua tarefa de promover uma explicação para como ocorrem as mudanças de espécies, desafiando a crença tradicional.

Naquela época a Geração Espontânea não era mais aceita por qualquer letrado, o italiano Francesco Redi, e o francês Loius Pasteur ajudaram a derrubar por completo a crença nessa hipótese. Muitos já esboçavam pensamentos evolucionistas misturados com hipóteses catastrofistas e mesmo criações divinas sucessivas pequenas e locais, ao quais Lamarck rejeitava, propondo basicamente duas afirmações:

1 – A influência do Ambiente produz mudanças físicas no indivíduo de uma espécie.
2 – Esse indivíduo transmite as modificações para seus descendentes, que nascem adaptados.

Voltando ao exemplo da Girafa, segundo Lamarck, um grupo de animais teria se instalado num ambiente onde as melhores opções de alimento estavam no alto das árvores. O hábito fazia com que os animais cada vez mais esticassem o pescoço para alcançar as folhas mais altas. Com o tempo, o pescoço tenderia a se alongar ainda que imperceptivelmente, e os descendentes desses animais já nasceriam com pescoços ligeiramente mais longos, e assim por diante, geração após geração, até que houvesse uma estabilidade, resultando no animal que conhecemos como Girafa.

Para Lamarck, o uso repetido do orgão causaria um desenvolvimento, e seu desuso naturalmente uma atrofia, o que explicava o desaparecimento dos órgãos que não mais tinham utilidade para a nova espécie.

Essa teoria logo se popularizou, despertando severas reações de uma sociedade Criacionista. Em especial de um naturalista protestante fortemente adepto do fixismo catastrofista e apologista bíblico, Georges Leopold Cuvier, autor respeitado de um denso e valioso trabalho que inclui principalmente anatomia.

A firmeza de Lamarck perante a ira dos conservadores resultaria futuramente em seu obscurecimento, e acabaria morrendo na miséria, em 1829. Mas sua teoria só viria a ser parcialmente derrubada décadas mais tarde em especial pelos experimentos de August Weismann, que cortando caudas de várias gerações de ratos de laboratório, concluiu que nem por isso os descendentes nasciam sem caudas.

A teoria de Lamarck era perfeitamente racional, mas para a Ciência a Razão não basta, pois como já vimos ela caminha com as pernas do Racionalismo e do Empirismo, é preciso o apoio dos fatos empíricos os quais nunca confirmaram a segunda proposição da teoria Lamarckista.

Porém o primeiro postulado de Lamarck, de que o ambiente influencia as espécies, se manteve, servindo de apoio à nova teoria que viria a surgir.

É curioso que hoje em dia, após mais de um século e meio de descobertas, a teoria de Lamarck ainda esteja fortemente viva na memória popular, pois a maioria das pessoas que pensam saber algo sobre Evolução ainda raciocina em termos Lamarckistas!

DARWIN

CHARLES ROBERT DARWIN não só não foi o primeiro evolucionista como muitos pensam, como sequer foi o primeiro Darwin evolucionista. Seu avô ERASMUS DARWIN, médico e filósofo, já havia publicado em 1795 uma obra onde apresentava idéias evolucionistas precursoras de Lamarck. “Mal de família”, diriam os Criacionistas.

Charles Darwin nasceu em 1809 e desde cedo se interessou por história natural. Cursou sem concluir teologia e medicina, mas preferiu se ocupar de botânica, zoologia e geologia. Recebeu várias influências, entre elas do botânico John Stevens Henslow e do geólogo Adam Sedgwick.

Naquela época a Geologia também já estava em pleno desenvolvimento, através de obras como a de Charles Lyell que apesar de ainda acreditar na imutabilidade das espécies, já propunha uma Terra em graduais e lentas mudanças muito mais antiga do que o mundo de pouco mais de 6000 anos, baseado na simples contagem de gerações de lendários personagens bíblicos, que ficava cada vez mais insustentável.

Após se formar em Humanidades, em 1831, Darwin partiu a bordo do Beagle, ao lado de outros personagens incluindo o lendário cientista e aventureiro Richard Francis Burton, na condição de naturalista, para uma viagem de 5 anos que tinha como missão o reconhecimento de diversas partes do mundo, incluindo as famosas ilhas Galápagos, o Brasil, Cabo Verde e Oceania. Coletando inúmeras informações e examinando diretamente vastas condições ambientais e espécies diferenciadas, Darwin começou a perceber que a Estabilidade das Espécies, o paradigma predominante da época, não explicava bem uma série de fatos que constatou.

Após tomar contato com as idéias de Lamarck e posteriormente as de Thomas Malthus, sobre a dinâmica de crescimento populacional, Darwin finalmente concebeu o mecanismo evolutivo que seria a essência de toda a sua teoria. A Seleção Natural.

Mas darwin também não foi o único a propor tal mecanismo, na verdade esta idéia tem como co-autor Alfred Russel Wallace, que poderia hoje ser o alvo do ódio dos criacionistas caso Darwin não tivesse entrado em cena. Wallace também fizera uma viagem ao redor do mundo, tendo estado inclusive na Amazônia, e lera os mesmos livros que Darwin. Ambos foram reconhecidos como autores da Teoria, porém o livro de Darwin, A Origem das Espécies, foi muito mais impactante, e ele acabou levando a maior parte da fama, assim como sofrendo a maior parte da repressão do pensamento criacionista dominante.

Wallace e vários outros estudiosos, incluindo Lyell, o botânico Joseph Hooker, o entomologista Henry Walter Bates, o naturalista Fritz Müller e o morfologista Thomas Henry Huxley, se tornaram grandes admiradores e contribuidores de Darwin e se uniram na disseminação de suas idéias. Este último inclusive ficou conhecido como o “buldogue de Darwin”, por defender ardorosamente as idéias de seu amigo em debates aos quais, Darwin, de temperamento tímido e discreto, não era muito dado.

Portanto, a Teoria da Evolução pela Seleção Natural, apesar de ser chamada de Darwinismo, é o resultado de um processo lento de evolução científica através de vários autores, e mesmo que Darwin nunca tivesse existido, cedo ou tarde ela surgiria no meio científico, mesmo porque a simples estruturação da Biologia torna inevitável a constatação do fenômemo evolutivo, que requer uma explicação.

A LEI DA SELVA

A ORIGEM DAS ESPÉCIES
por meio da
Seleção Natural
ou
A Luta pela Existência na Natureza

A mais famosa obra de Darwin é até hoje considerada como a publicação mais revolucionária de todos os tempos. Seu impacto na sociedade foi avassalador e até hoje inúmeros religiosos não se conformam com o fato da interpretação literal da Gênese Bíblica ter sido aniquilada. Muito apologistas bíblicos a consideram como: “O mais duro golpe contra a Palavra de Deus”.

Darwin concordava com os princípios elaborados por Lamarck, mas percebeu serem eles insuficientes para explicar a variadade de espécies existentes e suas condições de vida.

Voltemos ao exemplo da Girafa. Segundo Darwin, não foi a ação prolongada em esticar o pescoço para colher as folhas mais altas, que fez com que certos animais se tornassem girafas. Imaginemos que alguns tipos de animais foram habitar determinada região onde as melhores opções de alimentos eram as folhas altas. Destes animais, alguns tinham pescoço um pouco maior, e colhiam as folhas com mais facilitade, e outros um pescoço um pouco menor, tendo mais dificuldade em se alimentar. Assim, com o tempo, os animais de pescoço comprido foram favorecidos pelo ambiente, isto é, foram selecionados naturalmente, e os animais de pescoço menor acabaram por ser extintos, ou se mudaram para outro local com condições que lhes fossem mais favoráveis.

A isso damos o nome de SELEÇÃO NATURAL. Um Lei que determina que só os mais adaptados ao ambiente poderão sobreviver, se reproduzir e assim transmitir suas características adaptativas ao seus descendentes. Portanto, os descendentes não tem o pescoço maior apenas porque o pescoço de seus pais se desenvolveu, mas sim por que seus pescoços já eram avantajados, e por isso eles sobreviveram e se reproduziram.

Já havia então variações no comprimento do pescoço daqueles animais “pré-girafas”, que ocorrem normalmente em qualquer espécie, pois os indivíduos nunca são iguais, mas sim possuem pequenas diferenças entre si. Após um período muito grande de tempo, dezenas ou centenas de gerações, a Seleção Natural, baseada nas exigências do ambiente, vai direcionando as variações num certo sentido.

Outra forma de imaginar isso é pensarmos sobre a crença comum de que adolescentes que pratiquem Basquete ou Vôlei fiquem mais altos que a média, o que é uma ilusão. Ao notar que jovens jogadores de um destes esportes são altos, muitos pensam que foi a prática que os tornou maiores, mas na verdade o tamanho, ainda que seja influenciado pela alimentação e outros fatores, é muito mais determinado geneticamente.

Dessa forma não foi a atividade que tornou os jovens mais altos, mas sim o fato de que aqueles que não cresceram o suficiente não continuarem a praticar o esporte, se retiraram ou foram cortados pelos treinadores, num processo semelhante à Seleção Natural.

É diferente por exemplo dos que pratiquem musculação, que de fato ficam mais fortes, porém esse desenvolvimento muscular não é transmitido para os descendentes, ao passo que a altura avantajada sim.

Já no mundo selvagem a Seleção Natural é ainda mais determinante, pois trata-se da luta pela sobrevivência, os mais adaptados, os mais fortes, prosperam. É a Lei da Selva. O número de descendentes gerados é sempre maior que o número dos que conseguem chegar a idade adulta e se reproduzir, por isso apenas os portadores de certas qualidades, que lhes dêem vantagem no ambiente em que vivem, trasmitem as mesmas, que nas gerações seguintes já apresentarão outros tipos de variações e que serão novamente selecionadas.

É evidente que para que esse processo produza espécies muito diferentes será necessário um período de tempo muito extenso, por isso Darwin só se convenceu plenamente de sua própria Teoria quando finalmente novas pesquisas geológicas forneceram uma idade de bilhões de anos para a Terra.

Apesar de sua teoria conseguir explicar com muita eficiência uma série de fenômenos populacionais, Darwin ainda acreditava na transmissão dos caracteres adquiridos ao longo da vida para as próximas gerações, e também não conhecia ainda o trabalho de outro ilustre pesquisador que viria posteriormente a acrescentar um dos últimos ingredientes para que a Teoria da Evolução se tornasse definitivamente irrebatível.

VARIABILIDADE GENÉTICA

Uma vez que percebemos claramente que os indivíduos de uma mesma espécie não são idênticos entre si, podemos distinguir duas diferenciações principais. As Adquiridas e as Herdadas.

As que são adquiridas ao longo da vida são evidentes, porém as Herdadas nem sempre obedecem às nossas expectativas, e só passaram a ser melhor compreendidas graças ao trabalho pioneiro de um monge austríaco chamado Gregor Mendel.

Mendel nasceu em 1822 e faleceu em 1884, 16 anos antes de suas pesquisas serem reconhecidas. Formado em Ciências Naturais, realizando nos jardins de um convento durante 10 anos, cruzamentos com exemplares amarelos e verdes de ervilhas por várias gerações, ele descobriu as Leis da Hereditariedade, também conhecidas como Leis de Mendel, que explicavam porque uma característica pode aparecer em um indivíduo mesmo que seus “pais” não a apresentem, embora tenham sido apresentada em gerações anteriores.

Com a confirmação de suas experiências, reproduzidas e publicadas em 1900 por Erich Tschermak e Hugo de Vries o mundo descobriu as regras da antes inexplicável descontinuidade de características herdadas através de gerações, combinando os caracteres Dominantes e Recessivos, hoje chamados de Genes.

Foi De Vries que por sua vez propôs também o fenômeno da MUTAÇÃO, que é uma característica não adquirida, mas também não herdada, constituindo uma anomalia ocorrida no processo de reprodução. Darwin também considerava hipótese semelhante, mas não lhe dava muita atenção por saber que a Seleção Natural eliminaria qualquer Mutação que na grande maioria das vezes traz desvantagens ao indivíduo, dificultando sua sobrevivência e perpetuação.

Com isso, ficava clara a origem das variações nas características de indivíduos de uma mesma espécie, a Variação Genética fornece a Matéria Prima sobre a qual trabalha a Seleção Natural, e ao contrário do que muitos pensam, essa Variação comum, também chamada de Deriva Genética domina a quase totalidade da diversificação de características que irão determinar as vantagens no ambiente, e não as Mutações, que geralmente não são aproveitáveis, sendo eliminadas pela Seleção Natural, embora teoricamente possam também, em raros casos, trazer vantagens.

O NEODARWINISMO

Pouco após a morte de Darwin, diversos outros cientistas trabalharam para aperfeiçoar sua teoria, incorporando as descobertas sobre a Variabilidade Genética e eliminando definitivamente o segundo postulado de Lamarck, que pregava a transmissão das características adquiridas, devido a absoluta falta de evidências que a suportassem.

Apenas o material genético é transmitido, com todas as suas variações e ocasionais mutações, fornecendo toda a diversificação necessária para a ação da Seleção Natural. Surgiu então a Teoria de Evolução que permanece praticamente inalterada por mais de um século, que chamamos de NEODARWINISMO, ou mais simplificadamente apenas Darwinismo, ainda que diferente da Teoria proposta por Charles Darwin.

Incorporando as leis da génetica de Mendell e a idéia das mutações, a teoria evolutiva contemporânea estabelece que a Varibilidade Genética é causada pela Recombinação Gênica, que é a variação natural ocorrida com o cruzamento das informações genéticas dos genitores do indivíduo, 50% do pai e 50% da mãe, e que nunca ocorrem da mesma forma em descendentes diferentes, e em menor grau também devido as Mutações.

Na maioria das vezes as mutações são insignificantes, quando dizemos que um idivíduo é mutante, é porque sua mutação é suficientemente grande para resultar em alguma diferença. Como a maioria das espécies já está adaptada ao seu ambiente, a maioria das mutações significativas acabam por ser desvantajosas, e são eliminadas pela Seleção Natural.

Porém muitas mutações costumam ter caráter recessivo, permanecendo ocultas dado aos cruzamentos comuns ocorrerem de modo a acobertá-las. Entretanto se há alguma mudança drástica no ambiente, a Seleção Natural irá priorizar outros tipos de características nos indivíduos, e nesse momento muitas mutações recessivas podem terminar por se manifestar, assim como a ocorrência das mesmas pode aumentar, ampliando ainda mais o leque de variações sobre o qual a Seleção Natural pode trabalhar.

A EVIDÊNCIA FÓSSIL

Já desde antes de Darwin registros fósseis vinham sendo descobertos, e na verdade, devem ter sido achados em longo de toda a história, porém a falta de um viés científico em geral levava a serem desprezados. Na China Antiga por exemplo, muitos achavam que fósseis de dinossaros eram evidentemente esqueletos de dragões, que são animais sagrados para os chineses.

Mais uma vez foi o desenvolvimento do naturalismo que resultou numa maior atenção aos registros fósseis, e os primeiros evolucionistas não logo perceberam estes como mais indícios da evolução.

Assim que a Teoria da Evolução darwiniana se popularizou, foi gerada uma grande expectativa com a futura descoberta de “novos” fósseis, que não demorou a ser satisfeita. Em cerca de um século e meio, foram achados e catalogados tantos fósseis que se tornou impossível negar a existência dos dinossauros e outras forma de animais extintos.

Para evidenciar a evolução porém, os fósseis tiveram que ser analisados e encaixados numa provável linha evolutiva histórica. A datação da idade dos fósseis, realizada por diversos parâmetros, ajudou a classficá-los de acordo com sua época, e pouco a pouco a história natural das espécies foi sendo desvendada, confirmando e esclarecendo cada vez mais o processo evolutivo.

A Paleontologia é o ramo da ciência encarregao de pesquisar os fósseis, e hoje em dia acumulou um conhecimento sobre a história natural dos seres vivos que os primeiros evolucionistas jamais sonharam.

A evidência fóssil então se tornou uma das maiores evidências em favor da evolução.

A DESCOBERTA DO DNA

Na década de 50 do século XX, diversos cientistas estavam em busca de esclarecer o meio sobre o qual o material genético se transmitia. Conhecia-se o conceito, mas não exatamente qual era o mecanismo. O Neodarwinismo já previa que tal estrutura de replicação deveria ser achada, e trabalhando sobre essa premissa, os famosos cientistas James D. Watson e Francis H.C. Crick formularam o modelo molecular do ADN (Ácido Desoxirribonucléico), ou DNA em Inglês, que permanece até hoje.

Não foi um trabalho isolado. Caso Watson e Crick não tivessem sido bem sucedidos, inevitavelmente outros cientistas teriam. Desde então nossos conhecimentos sobre os meios de transmissão de caracteres genéticos aumentaram imensamente, surgindo as terapias genéticas, a identificação por DNA que inclui os testes de paternidade, a prevenção de doenças hereditárias e a comparação genético das espécies.

Todos os seres vivos contém um código genético baseado na estrutura do DNA, que é fundamentalmente a mesma desde as bactérias até o Ser Humano, constituindo forte evidência de parentesco evolutivo, que não seria necessária caso os seres vivos tivessem sido criados isoladamente.

Com a leitura do DNA, pode-se constatar e media a distância evolutiva que separa as diferentes classes de seres vivos. Pôde-se confirmar que os animais mais distantes geograficamente tem estruturas genéticas mais diferentes. O rastreamento genético viria a confirmar e reforçar a explicação evolucionista para a distribuição das espécies no mundo.

Com a leitura de DNA residual, que já permite a identificação até mesmo em materiais “mortos”, é possível analisar os elos de parentesco entre as espécies vivas e as atuais, técnica que vem sendo refinada a cada dia. E no futuro, como um dos resultados do Projeto GENOMA que mapeou totalmente o código genético humano, será possível afirmar com precisão onde e quando se encaixam cada evidência fóssil na linha evolutiva.

O EQUILÍBRIO PONTUADO

As variações ambientais podem ser causadas por vários fatores, terremotos, mudanças climáticas, surgimento de vulcões, espécies que se reproduzem demais e eliminam outras, ou espécies que se extinguem e prejudicam a cadeia alimentar. Ao longo da história geológica da Terra muitas mudanças drásticas ocorreram, como impactos devastadores de meteoros e glaciações.

É exatamente nestas condições que as grandes transformações ocorrem nas espécies, pois a Seleção Natural muda as regras e se torna mais rigorosa, e qualquer pequena particularidade pode fazer toda a diferença. Nestas situações também as mutações ocorrem com maior frequência.

O processo evolutivo portanto não é linear, mas sim irregular, com períodos de maior ou menor desenvolvimento. O dimensão da diferença entre estes períodos porém está em ampla discussão no meio científico atual.

Os Gradualistas, apesar de admitirem a irregularidade do processo evolutivo, preferem entender a evolução como um processo mais estável, ao passo que os Pontuacionistas, baseados na hipótese do Equilíbrio Pontuado do grande cientista evolucionista Stephen J. Gould, enfatizam uma maior instabilidade na história evolutiva, com grandes períodos de estagnação e breves períodos de aceleração evolutiva.

O Equilíbrio Pontuado propõe que as espécies permanecem estáveis por vastos períodos de tempo até que repentinamente as condições ambientais mudem. Neste momento, a Seleção Natural passa a beneficiar outros fatores que antes seriam inócuos ou desvantajosos, forçando a evolução. Como esses períodos de mudança são breves, logo a espécie se estabiliza novamente, para um novo período de nova estagnação.

Essa hipótese porém não é exatamente uma novidade, mas apenas um ênfase em aspectos já previstos desde Darwin, uma vez que é óbvio que uma espécie bem adaptada ao seu ambiente dificilmente evolui, pois qualquer mudança significativa num indivíduo dificilmente resultaria em vantagens, e seria eliminada pela Seleção Natural.

Um crítico dessa hipótese Richard Dawkins, que cosuma ver o Pontuacionismo como uma mera “nota de rodapé” ao Neodarwinismo. Dawkins, um dos maiores defensores contemporâneos do Evolucionismo, também contribuiu para a ciência mediante a ênfase da Seleção Natural a nível Genético, sugerindo que a Evolução seria como se, de um certo modo, ocorresse uma luta dos próprio Genes para se perpetuar, utilizando os organismo como veículos. Dawkins é também o formulador da hipótese da Memética, que numa analogia à sua proposta da Evolução com ênfase genética, sugere que as informações na forma de estruturas fundamentais chamadas Memes, também se comportariam de forma similar aos genes, lutando para se perpetuar da melhor forma possível, o que abre a possibilidade de estender a Teoria da Evolução até mesmo para a dinâmica cultural e teorias da informação.

Para saber mais, clique aqui.

197 comentários em “TEORIA DA EVOLUÇÃO – CHARLES DARWIN”

  1. Caramba isso é mto grande não sabe fazer um resumo não!!!!!E esse texto não me respondeu o que eu queria saber que era ”o que charles darwin e galileu galilei tinham em comum?” Se vcs souberem a resposta escrevam aí que eu vou olhar todo dia

    Curtir

  2. Muitoo grandee!! Será que você poderia disponibilizar um resumo? Muito difiícil achar o que queremos aí !
    Se alguém conseguir eu gostaria de sabe o nome de todas as teorias de Charles Darwin e o que Darwin fez de MAIS importante para a humanidade !

    Curtir

  3. Grande nada, vão resumir vocês, bando de desocupados. Além do dono do Site nos ajudar vocês ainda querem exigir?

    Gente que não sabe nem agradecer, pelo amor de Deus.

    Continue assim, o site tá excelente.

    Abraço.

    Curtir

  4. As informações são boas, mas ainda procura algo mais especifico em relação as teorias a respeito da origem da mulher. alguma informação seria e fundamentada.

    Curtir

  5. Meu Deus sabe qual é o problema??
    A preguiça de ler, porque quando vc quer um informação vc não desiste de procurar e também não tem preguiça de tentar encontrar oq vc quer…

    Curtir

  6. NAO ACREDITO QUE AXISTE UMA PESSOA QUE NAO ACRETIDA EM DEUS MEU DEUS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Curtir

  7. oi odeio o charles darwine ele tem uma teoria muito ruim e muito logico que concerteza DEUS existe concerteza SEUS BAMDO DE OTARIOS

    Curtir

  8. a isso não respondeu minha pergunta tbm ‘
    faz um resumo ae …se alguem souber os cientistas q fundamentaram as ideias propostas por Lamarck em relação a evolução da vida terrestre me responda ake PF !!

    Curtir

  9. pow véi,alem de o texto ser grande demais,esse otario do lamarck nao sebe nada a respeito da vida.. ele nao acredita no nosso DEUS..esse ta perdido!!

    Curtir

  10. gente deixa isso pra lá o importante é que vc crer em Deus quem quiser é que se sinta um macaco ambulante por que eu tenho plena certeza de onde eu vim, e não é qualquer teoria de quinta que eu vou me importar não isso tudo passa mais a palavra de DEUS permanece para sempre. e ela está se cumprindo vcs tem é que se converter……………

    Curtir

  11. alguem ja imagino como seria a oraçao do darwin se realmente viesemos do macaco seria mais ou menos assim: PAI MACACO QUE ESTAIS NO MATO”

    Curtir

  12. alguem lembra da teoria de mendel de que macaco so da macaco, bom eu acredito que darwin era macaco por q nao tem como dar cabalo uma girafa

    Curtir

  13. As informações são boas, mas ainda procura algo mais especifico em relação as teorias a respeito da origem da mulher. alguma informação seria e fundamentada.
    O SITE TEM MUITA INFORMACAO EXCELENTE MAIS O ESTUDANTE ACABA DESISTINDO POR FALTA DE RESUMO

    Curtir

  14. pode a figueira dar abacate ou a abacateira dar manga ou seria tudo uma salada de fruta??sabe o que e mais interessante e que todos voces naturalistas omitem e que ele(darwin)em seu leito de morte chamou a enfermeira e lhe pediu uma biblia a mesma que ha anos antes profanou e ate zombou,ele disse;deixe me amar a jesus,pois quando era jovem cometi erros.E ninguem coloca isso e incrivel,e tem mais Gish um renomado cientista avaliou um cranio encontrado na indonesia que os naturalistas chamam de homo erectus a raiz de toda a evolução e ele apos analises quimicas e fisicas concluiu que e um cranio de um macaco,ou seja aquilo que e afirmado não e o que parece,qual de voces não sabem que ha problemas geneticos deformações que jesus cristo quando esteve na terra combateu curando e expulsando toda raã de leprosidade??Voces valem mais do que homens repugnantes amantes de si mesmos que não amam aqueles que lhes deu a vida e que sempre mandou amarem os seus irmãos.Lembrando que um pardal jamais podera ser abutre ou o mesmo jamais podera ser um urubu,a evolução e esta;nacer,crescer,envelhecer e morrer,e no mundo vindouro ressuscitar.abraço

    Curtir

  15. eu queria q tbm fosse um resumo mas tbm q explica so mas um pouco sobre a teoria ,ou seja,aproposta de darwin….desculpa mas eu achoq consigo sim fazer algo para descrever essa historia toda…mas mto obrigadda

    Curtir

  16. esqueçam tudo isso,se está complicado e muito grande.se alguém perguntar alguma coisA que vc não terá a resposta,simplesmente fale”milagre de DEUS”ISSO NUNCA FALHA.MAS SE QUISER CONHECIMENTO…..LEIA,BANDO DE PREGUIÇOSOS!!!

    Curtir

  17. Pessoa qe escreveu esse textinho………..qerido ou qerida…… vá dormir! ninguém gosto…. psé psé psé! Só Lamento…. | #soyphoda

    Curtir

  18. Ir contra a ciência é um praxe da Igreja. Em pleno século 21 ainda é possíve encontrar besteiras como as escritas acima. O curioso é que as pestes da lavoura existem desde os tempos mais remotose a Santa Igreja jamais fez nada para combatê-la. Foi somente graças ao entendimento da Teoria da Evolução que se tornou possível a fabricação de pesticida que acompanhem a evolução. Graças a isso se alimentam mais pessoas e mais ignorância também. Crer em Deus não significa que precisamos ser arrogantes. Ridicularizar a ciência é o máximo da arrogância humana.
    É necessário evuluirmos, senão jamais saíremos da Idade Média.

    Curtir

  19. escuta aqui seus otarios!!! quem nos criou foi DEUS!!!
    ele eh o DEUS do impossivel…
    a minha mae nao podia ter fifhos e hj ela tem eu e minha irma!
    esse eh o DEUS verdadeiro e fiel…
    e concluindo. ( EU NAO NASCI DO MACACO).

    Curtir

  20. SE SE SE a gente veio macaco. porque os macacos de hj nao transformam em ser-humano??? heim heim heim….
    e da onde surgui o macaco??? simplismente do nada????
    😮

    Curtir

  21. ai meu deus gente se vcs estão tão desesperados procurando uma resposta para seu trabalho(o meu é de ciências),leia algumas pertes do texto q fassa sentido um paragráfo com outro e vá juntando pouquinto desse texto. ou então procura outro site q fale merda e tire zero no trabalho.flw galerinha dos comentários…

    Curtir

  22. no primeiro parágrafo,vai uma frase assim “estórias fantásticas”gente é o cumulo da caligráfia erradissima.só escrevo errado poq to fas mas de 3 horas escrevendo td certo e tbm pq estou abreviando as palavras.

    Curtir

  23. Eu acho que vcs Cientistas são uns falsos eu so to aqui neste site porque eu tenho que fazer um trabalho de ciencias:Vcs ganhan dinheiro e por isso que vcs falam mal de JESUS CRISTO O NOSSO UNICO SALVADOR QUE MORREU NAQUELA CRUZ PELO MEUS PECADOS…CALEM A BOCA VCS NÃO SABEM DE NAD E ALIAS UM BARRO PODE SE FORMAR SIM POIS DEUS TEM PODER… CALEM A BOCA VCS VÃO VER QUANDO JESUS VOLTAR PARA NOA LEVAR PARA GLORI ENTE ” ASPAS…

    Curtir

  24. EU CONCORDO COM VC RENAM OS CIENTISTAS ESTÃO SEMPRE MENTINDO QUANDO SE TRATA DA ORIGEM DA VIDA ,FOI DEUS QUE NOS CRIOU,ELE É TODO PODEROSO!NÃO FOI UMA MISTURA DE GASES COM DESCARGA ELETRICA COM RAIOS ULTRAVIOLETAS

    Curtir

  25. bom eu concordo com a teoria da evoluçao , porem quem criou a grande estrela no universo que explodiu e deu aos planetas o sol e a terra foi Deus sim mas quando dizem que adao foi o primeiro homem querem dizer o primeiro da bibilia

    Curtir

  26. é claro que deus existe mais oq ele falo tb faz sentido mais deus fez tudo e fez o macaco e a evoluiçao do homem e com serteza DEUS EXISTE E EU NAO ODEIO O CHARLES DARWIN PQ ELE VAI ME FAZER GANHAR 10 PONTOS KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Curtir

  27. Euu tbm não acredito que viemos de “Macacos”. Mas, eu tenho que estudar isso, entender e aprender isso! Se não… Na hora da prova…! Ahh, quem escreveu isso não tem culpa do que Darwin falou, não. Ele (a) só escreveu pra ajudar a quem queria! Ótimo texto. Ajudou demais!! Bjão! E sim, eu sou Católica 😉

    Curtir

  28. para os catolicos eu peço que leia os seguintes livros, os crimes dos papas, de Maurice Lachatres, inquisições de Francisco Bithencourt, o futuro de uma ilusão de Sigmund Freud, Ateismo e liberdade de André D. Cancian, o vazio da maquina do mesmo autor, e dezenas de outros bons livros.procura a filosofia de Epicuro e leia e deixa de ser ignorantes, voces sabem o motivo da morte de socrates, voces conhece a verdadeira hishistoria da religião catolica. leia pelo menos anjos e demonios de Dan Brown, e cai na realidade, as suas mentes astão sendo manipuladas.  ,

    Curtir

  29. Obrigada pela compilação dos dados sôbre a Teoria da Evolução.Muito está me ajudando para realizar uma exposição sôbre a Gênese Orgânica.Virgínia

    Curtir

  30. “e o encheu do espírito de Deus, no tocante à sabedoria, ao entendimento, à ciência e a todo ofício,” (EX 35: 31)

    “dos filhos de Issacar, duzentos de seus chefes, entendidos na ciência dos tempos para saberem o que Israel devia fazer, e todos os seus irmãos sob suas ordens;” ( 1CR 12: 32)

    “Acaso se ensinará ciência a Deus, a ele que julga os excelsos?”(JÓ 21: 22)

    “Ensina-me bom juízo e ciência, pois creio nos teus mandamentos.” (SL 119: 66)

    “Ouça também, o sábio e cresça em ciência, e o entendido adquira habilidade,” (PV 1: 5)

    “que desfaço os sinais dos profetas falsos, e torno loucos os adivinhos, que faço voltar para trás os sábios, e converto em loucura a sua ciência;” (IS 44: 25)

    “Tu, porém, Daniel, cerra as palavras e sela o livro, até o fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e a ciência se multiplicará.” (DN 12: 4)

    etc…

    Sabe porque a Ciência explica? Porque a Ciência é um dom de DEUS! Sabe porque a Bíblia não explica com detalhes as coisas? Porque veja bem João em seu Evangelho de capítulo 21 e verso 25 diz: “E ainda muitas outras coisas há que Jesus fez; as quais, se fossem escritas uma por uma, creio que nem ainda no mundo inteiro caberiam os livros que se escrevessem.”
    Nem o mundo inteiro caberia os livros relatando as obras que Jesus fez, e Jesus apenas se mostrou sendo o verdadeiro filho de DEUS com 30 anos, e com 33 foi morto e depois ressucitou, apenas 3 anos e nem o mundo inteiro caberia os livros, agora imagine explicar tudo o que contém na Bíblia, desde a criação com detalhes? o Universo inteiro se encheria de livros.
    DEUS é maravilhoso, e pra encerrar deixo um verso que até mesmo citei ali em cima.

    “Acaso se ensinará ciência a Deus, a ele que julga os excelsos?”(JÓ 21: 22)

    A Paz do SENHOR!

    Curtir

  31. vcs sao preguiçosos PQP eles deram o texto como fonte agr vcs é q tem q levantar o traseiro da cadeira e fazer um bom trabalho

    Curtir

  32. falan q acredita em deus e fica chingando deus nao gosta disso
    se vcs acreditam em deus mesmo entao parem de falar palavrão etc..

    Curtir

  33. va si fude eu queria a teoria do cientista redi ou oparim ta bom seus bestas kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk¿’

    Curtir

  34. Ameeeeeeeeeeei O site parabens , Talvez se estivesse resumido eu nao entenderia tão bem como entendi , Obrg por contribuir para o conhecimento de uma futura medica 😀 Vlw

    Curtir

  35. porque ele ñ pensou para a teoria da evolução precisa-se de um big bang e para fazer um desses precisa-se de energia e da onde se tiraria ernegia se so tinha vaco entao é ai onde entra DEUS que com a sua divina ernegia ele cria o vaco e assim vai e na propria BIBLIA esta escrito que ninguem sabe o tempo de DEUS e 7 dias pra DEUS pode ser 7 milhoes de anos para nos e assim vai.

    Curtir

  36. esse darwin e o macaco e esse texto e a bosta que ele caga todo santo dia, chupaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa seu macaco kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…………………….

    Curtir

  37. fala serio gnt ‘ deixaa de preguiça e lê o resumo direitoo ‘ ta mt explicado o melhor site q eu acheei e olha q eu procureei em mtos ‘ da pra fazer rapidinho o trabalho de ciencias

    Curtir

  38. Nobre, bom ordenamento argumentativo, no entato, vc está longe de entender o que é ciência. Estude a disciplina filosofia da ciência, veja os argumentos de Kall Popper (metodo empirico), não há nenhuma compravação ciêntifica sobre isso, somente especulação.

    A teoria da evolução é fantasiosa e contestada por vários ciêntistas da própria biologia e da quimica.

    O ponto básico contra essa teoria é o seguinte: existem diversidades de animais com discrepancias absurdas no planeta, compare uma barata com um elefante. Independete de bilhoes de anos ou não, Não há no planeta elementos no ambiente suficientes que de uma mesma origem construa tantos seres vivos com tantas disparidades. Essa “historinha” da evolução é muito bonita coerente e logica, mas de fato, ninguém explica quais os elementos no ambiente do planeta que ao longo de bilhoes de anos cause tal transformação. As transformações ocorre por adaptação ao ambiente e não ao pontos de transforma seres completamente diferentes um do outro. Por exemplo: Um girafa e um rato.

    O que ocorre é que muita gente aceita isso sem questionar e sem pesquisar.

    recomendo que leia também sobre epigéntica e verá que Lamark não estava errado.

    Curtir

  39. A EVOLUÇAO BRASILEIRA TEM TUDO AVER COM O NOSSO PASSAR DO TEMPO,DA NOSSA CUTURA SAO TAMBEM OS MATERIAIS DA NOSSA EVOLUÇAO DE TODOS OS ANI,AIS DA EVOLUÇAO BRASILEIRA COM A AFRICA DO NORTE E DO SEL E OUTRAS SAO SO AS QUE ERAM FALADAS NO TEMPO PASSADO E HOJE FALAM MAS NEM TANTO.

    Curtir

  40. Caramba!!!! O cara vai publicar um negócio do Darwin e já vem mó galera cristã e evangélica criticar, dizendo q Darwin era babaca e q Deus existe. Se Deus existe ou não ninguém sabe, acreditar ou não, é escolha de cada um!!! Sua corja de fanáticos religiosos, deviam respeitar a fé de cada um e não meter o bedelho onde não são chamados! EU VIM DO MACACO COM MUITO ORGULHO!!!!!!

    Curtir

  41. essas coisas são ótima mas por que vc não diminui o textoi tipo pegado as coisas mais impoptante e não contando a história toda

    Curtir

  42. gente se vcs não gostaram vão embora. esse texto foi feito para disseminar a verdade , de que a ciencia fala. esses comentários com insultos não acrescentam nada. então vão! voces que escolheram ficar crendo supostamente em “um ser magnifico que não nasceu e nem vai morrer” que está alem da explicação racional. Os homens acreditavam em deuses porque não sabiam como explicar a origem das coisas por meios racionais. Agora eu penso assim: podemos explicar racionalmente, então os deuses não são mais necessarios. Se eu precisar de apoio emocional buscarei em outro ser humano com igual capacidade de compreender que eu consigo fazer sozinho , o que eu precisar fazer, e que a verdadeira sociedade só irá surgir quando puzermos o egoismo pra fora e nos focarmos em um bem comum.

    Curtir

  43. gostei muito do texto, apesar de ser grande por um trabalho nos fazemos tudo, eu so tenho 10 anos e li completamente o texto e deve ter gente de 20 reclamndo ate agora pq é grande!

    Curtir

  44. Charles Darwin e Thomas Huxley foram usados pelos espíritos para propagarem a teoria da evolução. Darwin aprendeu a teoria da evolução direto de Satanás. Os evolucionistas tem grande reconhecimento de satanás. Todos os que ensinam a teoria da evolução nas escolas, recebem proteção especial de Satanás. O propósito da teoria da evolução é negar a obra da criação, rasgando a bíblia sem queimá-la.

    Curtir

  45. Palavras de Roger Morneau que foi adorador de espíritos numa sociedade secreta em Montreal, Canadá:

    Ele (um dos sacerdotes da sociedade) disse que um indivíduo com o nome de Darwim, e outro individuo com o nome de Thomas Henry Huxley, seriam usados pelos espíritos, porque em sua infância tinham sido hipnotizados por médicos, e eles deduziram que seriam realmente bons súditos para levar as pessoas para essa crença que eles tinham, que Satanás queria trazer para a vida das pessoas.
    Foi muito interessante, porque depois do Grande Concelho Geral, foi decidido que Satanás ensinaria Charles Darwin pessoalmente na criação dos princípios de suas teorias da evolução. Ele foi orientado pelo próprio Lúcifer, caído Lúcifer. E naquele tempo foi entendido, Satanás e seus espíritos conselheiros entenderam, que se uma pessoa fosse levada a acreditar na teoria da evolução destruiria em sua vida completamente a semana da criação da Bíblia, a queda do homem e o plano da redenção. Seria acabar com ela. Agora ele fez uma declaração única. Ele disse que, de acordo com os espíritos, qualquer um que ensina a teoria da evolução é considerado para ser um ministro de um grande sistema religioso. Você vê que eles chamam de um sistema religioso a teoria da evolução. Porque é um sistema de escolarização das pessoas, e levando-os a se desqualificarem de serem membros do reino de Cristo. Ele (o sacerdote) disse que todo professor dessa teoria é reconhecido pelos espíritos como uma pessoa de grande valor. E recebe uma unção muito especial do próprio Satanás, dando grande poder de induzir à cegueira espiritual, para convencer e converter. Três capacidades são dadas aos professores da teoria. Então, isso não é tudo. O sacerdote disse que Satanás considera os professores da teoria da evolução serem tão valiosos para ele, que à vista de todos os habitantes das galáxias ele atribui um séquito de brilhantes, formosos anjos, para acompanhar aquele educador por todo o resto de sua vida. E que aos olhos dos habitantes das galáxias é a maior honra que ele pode conferir a seus trabalhadores entre os homens, sobre a humanidade, até que a controvérsia termine.

    Curtir

  46. Por pior que pareça quem escreveu o texto tem as mesmas duvidas da nação num todo apesar de ler e estudar a cada dia, surgem duvidas novas que nunca são sanadas se cria uma duvida encima de outra e nada de explicar como surgiu tudo no mundo o primeiro humano o primeiro animal e como tudo em geral foi aparecendo,pense nas bactérias nos ácaros,é tudo muito confuso.

    Curtir

  47. Ao contrário do que muitos comentaram aqui o texto na verdade não é grande.
    Grande é a preguiça mental e falta de boa vontade para ler.
    A atual geração está acostumada a textos curtos, quase monosilábicos (lembrem-se do twitter e dos smiles abreviaturas usadas nos whatsapp da vida). Muitos reclamam da falta de profundidade dos textos na WEB, que tem pouca pesquisa real e nunca vão além do trivial.
    Este texto não é assim (e os leitores reclamam disso???).
    Ele puxou referências que vão da História à Biologia, de escrituras pseudo-sagradas à literatura científica.
    Poucas vezes vi algo tão bem escrito e aprofundado sobre um assunto.
    Deu um “banho” na Wikipédia!

    Ao autor, meus parabéns!!!!

    Curtir

  48. Gente todo cientista,historiador, etc acreditam em Deus anão ser que eles sejam ateus (que não acreditam em Deus) mas na ciencia ele acreditam na pesquisa, esse texto ele fala tudo é so vcs fazerem um resumo é parar de reclamar… quem hostou da minha resposta é so publicar a minha resosta bjs. Marina tenho 11 anos

    Curtir

  49. Vocês Religiosos, respeitem a opinião e opção dos outros, cara! Li muitos comentários dizem que Charles Darwin é um bosta, se toca cara!! Você que pensa isso é um.
    Charles foi atrás de respostas, se foi Satanás ou não, mas ele não ficou sentado na frente de un computador fazendo pesquisa para “trabalho” e pedindo resumo (até porque não ele não tinha computador).Ele estudou algo que você talvez não tenha feito.
    Deus fecha os olhos de vocês? Pelo visto sim!!! Sem Ética, sem respeito é assim que vocês vivem.
    Li um comentário que dizia assim “A ciência não explica a existência de Deus”.Se ele existisse seria explicada.

    E comentários Religiosos, porém, analfabetos, Deus “Deu” a Bíblia para vocês vão ler, vão.
    Respeito a crença de vocês, mas respeitem os que não crêem.

    Curtir

  50. Espere aí, eu tenho uma pergunta, se Charles Darwin diz que, as pessoas surgiram de um “Macaco” por uma transformação, então pq nós adolescentes entre outras nascemos de “Humanos” ao invés de surgirmos de um “Macaco” também? Se os humanos surgissem de “Macacos”, hj em dia não existiriam macacos. Outra pergunta, pq os macacos não se transformam mais em humanos? Pq pelo o q eu sei, eles (os macacos) morrem quando ficam velhos ao invés de se transformar em humanos.
    E mais mais, eu acredito plenamente na Criação de Deus, pq foi Ele que nos criou, disso eu tenho certeza.
    Franciele.

    Curtir

  51. Em todo caso e sinceramnte á uma quantidade de materia sobre a historia e evoluição de Charles,mais peguei os pontos mais impotantes da sua vida e da evoluição.

    Curtir

  52. muito bom o texto, quem estiver a fim de buscar cultura e raciocínio logico é ótimo, agora pra quem quem quer ilusionismo não serve.

    Curtir

  53. desculpa . mais por mais que eu não concorde com essas teorias eu também não saio julgando ninguém . aprendem a se conter , se vc crê que Deus existe e que ele nos fez ! que bom , mais se vc acredita na teoria ! algum motivo vc tem . agora ! como uma pessoa pode entrar em um site só pra criticar , sabe oque vcs são ? são mal-caráter. Isso é feio . faça sua parte pregue a palavra ou estude a ciência não venha criticar . sou evangélica e sei me conter agora vcs não estão mostrando uma boa aparência de cristãos ou seja lá oque vcs forem … não critiquem quem está fazendo seu trabalho faça sua parte que Deus e sua Lei vai fazer o resto .. tenho 12 anos e nao estou em desespero por um texto falando o contrario do que eu acredito . eu só estou dando minha opinião , criticas eu preciso

    Curtir

  54. minha mãe me disse faça tudo oque quiser só não deixe Deus triste e não perca sua fé 🎤💙 Então percebi que eu nao preciso do pecado para ser feliz , pelo contrario , uma lista pra vida escrevi mais de tão cumprida não fiz ! nem metade ainda … não sigo boatos , modismo ou teoria . eu sigo fatos Jesus Cristo e a bíblia . me chamem de careta cristão ou crente , NO MUNDO DE IGUAIS EU SOU DIFERENTE 🎤💙

    Curtir

  55. Se nos evoluímos do macaco e não vinhemos da terra como diz a bíblia então temos que voltar ao macaco ao morremos. Mas por que o macaco do qual evoluímos segundo Charles ao morrer volta a sua origem de criação a terra. Por favor me respondam ? Quero a resposta de vcs a da bíblia já sei do pó vinhemos a ele voltaremos.

    Curtir

  56. Mesmo sendo um texto grande, continua deixando lacunas não preenchidas. Exemplo: Não foi mencionado sobre como a maioria das espécies possuem sexo oposto? Como a evolução progressiva gerou as diferenças entre homem e mulher? Se as mulheres se relacionaram apenas com mulheres e homens se relacionarem entre si, futuramente ele poderão se reproduzir?

    Curtir

  57. Texto completo! Muito bom, se tivesse mais eu lia.
    Gente preguiçosa, ignorante, atrasada. Não tem respeito pelo próximo. Se o artigo não lhe foi útil, vaza. Eu acredito em Deus, em uma energia suprema, mas não acredito que as coisas surgiram num passe de mágica, como por exemplo adão e eva. A seleção natural deveria eliminar pessoas como vocês, sem cérebro.

    Curtir

  58. Eu estava a alguns dias tentando provar p mim mesmo e para as pessoas que a própria ciência é a forma mais física da existência de Deus, foi quando decidi relembrar as teorias dos estudiosos a começar por Darwin.
    Obbrigado por me ajudar a concluir minha tese.
    Vc afirma e conclui em tese darwinista no seu segundo par de possibilidades bem lá atrás que “nada pode surgir do nada”… e diz que não se vê as coisas se materializado do “Ar”, mas vc não pode comparar o Ar como sendo nada…pq o Ar é movimento se constitui de correntes e água se constitui de ar como podemos na simbologia transcrever H2O!!! Mas nós cristãos concordamos com vc quando diz que do nada não sai nada…Mas NADA se transforma em TUDO quando sai da boca de Deus”.Agora não é NADa,Agora é verbo… agora é “HAVER”.
    E água é vida..ou pode existir vida sem água? Foi dessa possibilidade que saiu a intenção de Deus em produzir a vida em constante evolução e criar o homem a sua imagem e semelhança pra governar toda essa criação que herdamos “DELE”.
    No entendo p deixar vc um pouco mais perto de Deus Amado posso lhe dizer que vc não precisa ir longe ao procurar na bíblia algo que possa lhe ser esclarecedor quanto a isso.
    Basta bem no início no livro de Genesis vc participar da criação do universo quando Deus da uma paradinha nesta galáxia e percebes a possibilidade de deixar habitantes por aqui (metaforicamente falando uma vez que pra ciência temos que ser mais objetivos porque eles não conseguem discernir esse propósito com olhos espirituais) isso pq ele nota água e “pairava sobre as águas ” e não era pouca não meu amigo era muita água pq ele com todo seu esplendor e magnitude ainda levou 6 dias p fazer isso tudo que vc está vendo a sua volta pq tudo aqui era sem forma e vazio e sabe aquela teoria do big bang???foi som de trovão que sua voz tem…verbalizando e materializando…essa é a quimica de Deus meu amigo…vc pode até tentar entender a criação mas jamais entenderá o propósito dela pq ela se resume na promessa de Deus para aqueles que tem fé. E que mais sedendos que por informação estão sedentos pela glória de Deus.

    Curtir

  59. esse negocio e meu complicado porque veja bem se foi deus que criou tudo quem foi que criou deus vamos apenas pensar que somos uma filiaL DE UM OUTRO PLANETA CUJO O QUAL TEM VIDA SEMELHANTE A NOSSA devemos entao nos conformar com isso nao porque ai vem de novo a questao quem criou esse outro planeta facilite asua vida quando alguem perguntar de onde ViESTE o que tu es para onde vai responde assim EU VIM DE UMA RELAÇAO BIOLOGICA SOU UM SER BIOLOGICO E PARA A NATUREZA O RESTO E PURA LENDA

    Curtir

  60. Tudo começou exatamente assim. Gênesis 1
    Ouvir
    1 No princípio criou Deus o céu e a terra.
    2 E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.
    3 E disse Deus: Haja luz; e houve luz.
    4 E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas.
    5 E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro.
    6 E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas.
    7 E fez Deus a expansão, e fez separação entre as águas que estavam debaixo da expansão e as águas que estavam sobre a expansão; e assim foi.
    8 E chamou Deus à expansão Céus, e foi a tarde e a manhã, o dia segundo.
    9 E disse Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar; e apareça a porção seca; e assim foi.
    10 E chamou Deus à porção seca Terra; e ao ajuntamento das águas chamou Mares; e viu Deus que era bom.
    11 E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi.
    12 E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie, e a árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.
    13 E foi a tarde e a manhã, o dia terceiro.
    14 E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos.
    15 E sejam para luminares na expansão dos céus, para iluminar a terra; e assim foi.
    16 E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas.
    17 E Deus os pôs na expansão dos céus para iluminar a terra,
    18 E para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas; e viu Deus que era bom.
    19 E foi a tarde e a manhã, o dia quarto.
    20 E disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus.
    21 E Deus criou as grandes baleias, e todo o réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies; e toda a ave de asas conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.
    22 E Deus os abençoou, dizendo: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas nos mares; e as aves se multipliquem na terra.
    23 E foi a tarde e a manhã, o dia quinto.
    24 E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis e feras da terra conforme a sua espécie; e assim foi.
    25 E fez Deus as feras da terra conforme a sua espécie, e o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil da terra conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.
    26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
    27 E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
    28 E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.
    29 E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento.
    30 E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi.
    31 E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto.

    Curtir

  61. Explica muita coisa más tá ainda distante de provar a origem do homem,porem coloca em dúvidas a teoria religiosa que tem interesses na exploração da idéia. Paulo Roberto Silvestri.Limeira SP.

    Curtir

  62. Desculpe amigo, mas, depois do seu texto vc deveria ao menos saber que dois dos maiores filósofos gregos Aristóteles e Platão eram criacionistas, pois declaravam que o sistema de coisas visto por eles só podia vir de um criador, pois eram muito complexas! E também a 2ª lei da termodinâmica descoberta de Rudolf Julius Emanuel Clausius que em 1865 introduziu o conceito de entropia. Ele afirmou “ A energia total do universo é constante e a sua entropia tende para um máximo”.REFUTANDO O BIG BANG; e também a lei de Mendel o pai da genética diz que as propriedades hereditárias chamadas genes, se recombinam em formas diferentes de uma geração para outra geração. Diferentes combinações são formadas, não novos genes.
    Estas combinações, controladas por limites, produzem variações dentro de uma mesma espécie.
    Conclusão uma espécie só terá variações da mesma espécie, não uma mutação genética, quer dizer uma espécie nunca evoluirá para uma outra espécie diferente, do que afirmou Darwin.
    E isso é ciência, e não religião!

    Curtir

Obrigado pela sua participação!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.