CHE GUEVARA | 14.06.1928

🇵🇷👊🔫 🧔🏻🔫👊🇵🇷

🇸🇻 O médico argentino Ernesto “CHE” GUEVARA foi mais do que um guerrilheiro, ele foi um visionário. Amado por uns e detratado por outros, até hoje sua personagem acende debates acirradíssimos sobre o rumo do socialismo nas Américas. Seu protagonismo foi fundamental para o sucesso da Revolução Cubana de 1959.

Ernesto Guevara de la Serna nasceu na cidade de Rosário, na Argentina, em 14 de junho de 1928, portanto completando hoje seus 94 anos. Na escola, destacou-se como aluno e também como atleta, embora sofresse de asma. Logo cedo, começou a absorver o pensamento socialista das leituras que fazia. Para evitar servir no exército durante a ditadura de Juan Perón, saiu da Argentina logo após obter seu diploma de medicina pela Universidade de Buenos Aires, em 1953. Viajou então pela América Latina e viu de perto os problemas econômicos e a pobreza da região.

Em 1954, Guevara estava na Guatemala quando um golpe de estado derrubou o presidente Jacobo Árbenz. Árbenz havia sido eleito democraticamente e tentava realizar reformas sociais e econômicas no país. O golpe tinha acontecido com o apoio da CIA. Guevara então se convenceu de que os Estados Unidos iriam sempre se opor aos governos de esquerda e de que a revolução era a única saída. Ele partiu para o México, onde conheceu os irmãos cubanos Raúl e Fidel Castro. Nos anos seguintes, ajudou a organizar a revolução que, em 1959, derrubou o ditador Fulgêncio Batista, em Cuba.

Guevara se tornou cidadão cubano e trabalhou em cargos importantes no governo de Fidel Castro. No final de 1964, as ideias radicais de Guevara o levaram a entrar em conflito com o governo cubano. Guevara deixou Cuba e partiu para a África. Após uma tentativa fracassada de conduzir uma rebelião marxista no Congo, ele voltou para Cuba e lá permaneceu até que sua insistência em levar a revolução a outros países novamente o pôs em conflito com Castro e com os soviéticos que apoiavam Cuba.

No final de 1966, Guevara foi à Bolívia com o objetivo de realizar uma revolução que derrubasse o governo ditatorial no país. Ele acreditava que essa seria a primeira de uma série de revoluções que ocorreriam em toda a América do Sul. Durante onze meses, liderou uma guerrilha nas montanhas da Bolívia, mas não teve sucesso. Em outubro de 1967, o exército o capturou. As autoridades bolivianas, com a participação da CIA, ordenaram que ele fosse executado. Che Guevara foi morto em 9 de outubro de 1967. Mataram o homem, mas criaram um mito! E “Che” saiu da História para virar ícone de rebeldia e contestação.

O guerrilheiro argentino-cubano se tornou um mártir e é considerado um herói por revolucionários do mundo todo. Ele deixou vários registros escritos, dentre eles artigos, contos, discursos e também diários de viagens e de guerrilhas. Uma porção desse material foi publicada apenas depois de sua morte e boa parte permanece inédita.

O filme “Diários de motocicleta”, do cineasta brasileiro Walter Salles, é baseado nos diários que Guevara escreveu durante as viagens que fez pela América do Sul em 1952, quando estava com 23 anos. Em 2008 o ator Benício Del Toro deu vida ao personagem na cinebiografia CHE, dividida em duas partes: CHE-O Argentino e Che-A Guerrilha. Mesmo após 54 anos de sua morte, “Che” ainda incomoda muita gente! 👊💪👊💪👊

#94anosdenascimentodecheguevara

#historiadosocialismolatinoamericano

#lutarsemperderaternurajamais

🧭 Concepção e elaboração do post 📝José Ricardo 🖋️ professor e historiador.

📖 Créditos do texto 🖱️ Enciclopédia Britannica Escola – Versão WEB (adaptado)

👉 Para saber mais sobre Ernesto “Che” Guevara, acesse:

🖱️ https://jrscommuitahistoriapracontar.blogspot.com/2021/10/hoje-na-historia-091021-54-anos-da.html

⏳#muitahistoriapracontar⌛

Obrigado pela sua participação!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: